quinta-feira, 4 de junho de 2009

Você sabe atender a um cliente?

Pela santa madrugada!

Quando penso na hipótese de que alguma empresas de software consegue atender mau um cliente, fico estarrecido de raiva e tédio.

O primeiro motivo que leva um cliente a reclamar é o fato de que o bendito software não funciona. Puxa vida! é difícil para um profissional se colocar no lugar de um cliente e entender a quantas anda a cabeça dele com um sistema inoperante.

Eu no lugar de qualquer cliente simplesmente deixaria todo o processo de lado para não mais ter dor de cabeça com uma empresa que consegue entregar um software que não funciona.

Certo? mas nem todo erro de funcionamento de um software é culpa da empresa que fornece. O erro pelo não funcionamento pode ser por mau uso. Nesse caso o culpado é o cliente.

Agora, independente de o software estar funcionando ou não, a questão é, você sabe atender bem a um cliente?

Para atender a qualquer pessoa seja ela um cliente ou não, primeiro, você precisa ser profissional.

Já passei por diversas equipes de atendimento e já vi profissionais de todo tipo. Aqueles que esbravejam, dizem nomes para os clientes, por telefone, ou pelas costas. Batem à mesa com muita, mas muita raiva. E aqueles profissionais que acham que o cliente deve sempre alguma coisa para eles. Para esse profissional, a premissa básica é: quem paga a sua conta no final do mês é o zé mané que tá no fone de perguntando algo.

Portanto, para esses profissionais que parecem atender ao cliente em uma TOURADA, ou em um RODEIO, saiam de cena, deixem o telefone tocar, antes o cliente não ser atendido do que ter que conviver com profissionais aficionados pelo desejo de desmoralizá-lo, de torná-lo desimportante para ele mesmo e para a empresa fornecedora.

Reflita profissional de atendimento e pergunte para você mesmo o que você quer? quer uma pessoa que não goste de você, ou você que clientes apaixonados por você? loucos pelo seu software?

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