segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Gestão de iniciativas para dar velocidade à tomada de decisões

Estamos virando mais um ano, é chegado mais um período de grandes transformações na indústria de todo o mundo. O ano é 2012, ano novo, vida nova, tempo quente, novos lançamentos, entretanto você já se deu conta de que isso é realmente crônico observando o aumento da velocidade para a tomada de decisões? Para um cenário empresarial moderno, cada vez mais competitivo, mutante, as decisões para a mudança estão ocorrendo em velocidades nunca sentidas antes.

 

Caminhamos para um momento empresarial em que ousadia nas iniciativas e velocidade nas decisões são cruciais. Acreditamos que mergulhar em práticas de gestão seja o principal veio para adquirir aprendizado em inteligência de negócios para suportar a pressão cada vez mais forte pela inovação e competitividade.

 

Os fatores são claros, temos a necessidade por velocidade, condicionante simbiótico da mudança de um lado e, de outro, a emergente pressão por iniciativas agressivas, ousadas, que levam à diferenciação e ganho competitivo. Talvez tenhamos que entender os porquês dessa dicotomia entre velocidade e iniciativas, mas a situação é bem simples e dá a possibilidade de escolhas: ou decidimos com velocidade e implementamos nossas ações, ou o concorrente toma ele a decisão e saí na frente, automaticamente, sucumbi com a estratégia.

 

Portanto, não temos como fugir dessa dúbia situação, mais do que nunca, nossa urgência está no senso de como fazer essas transformações acontecerem. Entrando um pouco mais no tema sobre a definição de iniciativas para tempos de inteligência de negócios, logo, imaginando que o período sejam os anos seguintes ao atual, propomos neste artigo uma reflexão sobre os principais fatores do ambiente empresarial que impulsionam as reações das organizações, levando-as para a necessidade de suporte para as decisões.

 

Para injetar ânimo nesta confusão toda sobre velocidade e iniciativas, proponho para você leitor uma atenção especial para a composição de elementos e fatores que existem entre AMBIENTE DE NEGÓCIOS, SUPORTE A TOMADA DE DECISÕES e a tecnologia de BUSINESS INTELLIGENCE, componentes responsáveis pela formação de boas iniciativas.

 

Buscando responder as diversas perguntas que estamos nos fazendo sobre como transformar nossa organização ganhando maior constância e frequência em abordagens competitivas e decisórias. Pegamos carona no modelo de pressões - reações - suporte de negócios, desenhado no livro sobre Business Intelligence, um enfoque gerencial para a inteligência de negócios (link).

 

O modelo é bem claro e direto, leva-nos a entender que as pressões de negócios, resultam da atual atmosfera de negócios da empresa; que as ações e (reações), sãos as respostas das empresas para as pressões (ou para tirar proveito das oportunidades disponíveis no ambiente); e o suporte computadorizado, torna-se necessário para facilitar o monitoramento do ambiente e aprimora as ações de resposta realizadas pelas organizações.

 

Abaixo abrimos o modelo que melhor engloba a visão das iniciativas que propomos neste artigo. Nós, empresas e profissionais, precisamos observar com maior pró atividade, os fatores que formam o ambiente de negócios. Não podemos mais olhar pelo retrovisor, precisamos enxergar pelo para-brisas, com projeções históricas e futuras sobre o negócio.

 

 

Modelo_de_pressoes_-_acoes_-_decisoes

 

Fonte: referência - modelo de pressões - reações - suporte de negócios

 

 

A adoção de práticas é o sacramento que falta para que o ambiente de negócios sofra as modificações necessárias, ou seja, trata-se do implemento em caráter de urgência de iniciativas para que empresas e empreendedores assumam uma postura voltada para o desempenho organizacional, isso significa aprender cada vez mais sobre si, sobre seus pontos de melhoria e perfomance.

 

Esta urgência por mudança é a principal iniciativa que consideramos plausível para se adaptar à dinâmica que as demandas futuras estão por exigir dos profissionais e das organizações. A mudança é o que temos como certo dentro das empresas, todavia, o que mais está ausente é o sentido da mudança e a sintonia com a sua velocidade. Precisamos implementar modelo que nos orientem e, assim, tomar nossas decisões.

 

Vamos em frente!

 

Jordano Gonzatto

 

Posted via email from Campo de Batalha

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