O modelo de Excelência em Gestão me encantou pois orienta-se à um processo de visão criteriosa em empresas que querem mudar e fazer algo fora do quadrado.
Por este motivo que gostei do assunto e estou promovendo uma análise sobre ele.
Acompanhem, será um viagem deliciosa.
'Jordano, a Gestão da Excelência, através de seus fundamentos, tem como objetivo implantar nas empresas um modelo de gestão equivalente aos identificados em organizações de sucesso, a nível nacional e internacional. A nova forma de comércio globalizado exige um novo modelo de gestão, que eleve a competitividade, amplie a participação de mercado, promova a melhoria contínua em seus processos e em seus resultados.
É importante que os empresários percebam a necessidade de desenvolver um novo modelo de gestão, fundamentados em critérios de excelência, com valores e compromissos que possam gerar ao mesmo tempo, crescimento para as empresas e desenvolvimento para a sociedade.
“Em meados da década de 80, os Estados Unidos, preocupados com o rápido crescimento das empresas japonesas, decidiu incentivar a busca de um conjunto de conceitos que pudessem orientar as empresas americanas em prol da nova dinâmica dos mercados. Desta forma foi realizado um estudo em organizações consideradas “ilhas de excelência”, com o objetivo de encontrar características comuns que as diferenciassem das demais. A pesquisa identificou diversas características compostas por valores organizacionais, facilmente percebidos como parte de uma cultura organizacional, sendo praticados por seus líderes e profissionais de todos o níveis”. Identificados, estes valores foram considerados como fundamentos para formar uma cultura de gestão voltada para resultados.
12 FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA (conceito)
- Pensamento sistêmico
- Aprendizado organizacional
- Cultura da Inovação
- Liderança e constância de propósitos
- Orientação por processos e informações
- Visão de futuro
- Geração de valor
- Valorização das pessoas
- Conhecimento sobre o mercado e o cliente
- Desenvolvimento de parcerias
- Responsabilidade social
Pensamento Sistêmico
Entendimento das relações de interdependência entre os diversos
componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
Como por em prática?
Gerenciando a empresa de forma transparente; compreendendo e facilitando as relações interdepartamentais e interpessoais; criando um ambiente propicio ao desenvolvimento pessoal e profissional; . . .
Aprendizado Organizacional
Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
Como por em prática?
Criando condições favoráveis ao desenvolvimento pessoal individual e coletivo; Preservando o conhecimento e a informação que a organização possui; manualizando os processos principais da empresa; disseminando as melhores práticas corporativas; valorizando o capital intelectual, desenvolvendo soluções e implementando melhorias em processos já existentes; . . .
Cultura de Inovação
Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
Como por em prática?
Desenvolvendo novos produtos, serviços, conceitos e processos que contribuam para o crescimento da organização; criando um ambiente favorável a inovação, a criatividade a melhoria contínua e a quebra de paradigmas; . . .
Liderança e Constância de Propósitos
Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
Como por em prática?
Identificando e preparando lideranças para assumir papeis estratégicos na organização; Liderando de forma democrática, inspiradora e pelo exemplo; Criando relacionamentos profissionais com base no respeito, confiança mútua, ética e transparência (com colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, governo); constância (continuidade – permanência – tenacidade - freqüência) com o desenvolvimento da empresa; mapeando e minimizando riscos que possam interferir nos objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo; . . .
Orientação por Processos e Informações
Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
Como por em prática?
Mapeando e padronizando os processos da organização; disseminando internamente o funcionamento adequado dos processos para que haja compreensão e melhor execução dos processos; desenvolvendo sistemas de informação estruturados e interligados para dar apoio a tomada de decisão; analisando e compreendendo a estrutura de desempenho e resultados da organização; planejando a organização, de forma sustentada, alinhada com sua visão de futuro e com base em dados e fatos; . . .
Visão de Futuro
Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua perenização.
Como por em prática?
Definindo os objetivos da empresa (visão de futuro) a médio e longo prazo; Alinhando as ações da empresa com sua missão; mapeando, analisando e aproveitando as oportunidades que o mercado oferece; mapeando, analisando e desenvolvendo ações para neutralizar ou amenizar as ameaças que o mercado oferece a curto, médio e longo prazo; elaborando (ou revisando) o Planejamento Estratégico da empresa; pesquisando novas tendências em produtos, serviços, tecnologias da informação e ferramentas de gestão que gere valor para a empresa; . . .
Geração de Valor
Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
Como por em prática?
Monitorando periodicamente e sistematicamente as metas propostas para a empresa mês a mês; criando indicadores de resultados para avaliar o desempenho da organização em suas principais atividades/áreas; mapeando e mensurando o valor dos ativos intangíveis que a organização possui (marca, capital intelectual, tecnologias, patentes, etc); protegendo os ativos intangíveis que a organização possui;
Valorização das Pessoas
Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.
Como por em prática?
Criando condições favoráveis ao desenvolvimento das potencialidades das pessoas envolvidas na organização; criando um ambiente de trabalho que propicie bem estar, satisfação e segurança as pessoas; desenvolvendo ações para reter e atrair talentos; . . .
Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado
Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados.
Como por em prática?
Conhecendo as necessidades dos clientes; satisfazendo as necessidades dos clientes; antecipando-se as necessidades e expectativas dos clientes (clientes = consumidores, colaboradores, fornecedores, parceiros, governos); buscando novos nichos de mercado; desenvolvendo ações para “fidelizar clientes atuais e atrair clientes potenciais; pesquisando periodicamente e sistematicamente os atores do mercado (clientes, concorrentes, fornecedores, outros) e utilizando estas informações no planejamento da empresa; pesquisando a satisfação dos clientes com relação aos produtos, serviços processos da organização; . . .
Desenvolvimento de Parcerias
Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas as partes.
Como por em prática?
Mapeando empresas, clientes, fornecedores, concorrentes ou instituições que possam contribuir para o desenvolvimento de nossa organização; estabelecendo parcerias baseada em benefícios mútuos; contribuindo para o desenvolvimento de fornecedores;
Responsabilidade Social
Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.
Como por em prática?
Compreendendo o papel da empresa na sociedade; identificando as necessidades sociais do meio ambiente onde a empresa está inserida; contribuindo para o desenvolvimento do meio ambiente onde a empresa está inserida; adotando ações e políticas não discriminatórias e de proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais;
8 CRITÉRIOS
1 Liderança
2 Estratégias e Planos
3 Clientes
4 Sociedade
5 Informações e Conhecimento
6 Pessoas
7 Processos
8 Resultados
O MODELO DE GESTÃO BASEADO NOS CRITÉRIOS DA EXCELÊNCIA DESENVOLVE-SE EM 3 FASES:
1° Fase: Compromisso com a Excelência
Este é o momento em que a organização inicia sua caminhada para uma gestão de excelência. Nesta fase, os resultados ainda são tímidos, porém visíveis e todos começam a compreender melhor os seus papeis e a direção para onde a empresa caminha.
2° Fase: Rumo a Excelência
Nesta fase, as empresas já comemoram os resultados das ações implementadas na fase anterior, demonstrando organização e pro - atividade em busca de soluções e melhores resultados. Neste fase, as ações desempenhadas alinham-se de forma mais harmônica com a missão e a visão de futuro da organização. Neste patamar em que a organização se encontra, fica evidente sua superioridade em relação a concorrência.
3° Fase: Critérios de Excelência
“Para as organizações que já estão maduras para buscarem o reconhecimento como empresas de classe mundial”.
As organizações iniciam seu novo modelo de gestão com a fase Compromissos com a Excelência. Com a implementação das práticas e após atingirem certa maturidade, passam a adotar a fase Rumo a Excelência. A continuidade na aplicação do Modelo de Excelência em Gestão e com o processo de aprendizado, a organização atinge refinamento em suas práticas, levando-a a atingir uma gestão de nível Classe Mundial, utilizando plenamente os Critérios de Excelência.
Em todas as fases deste programa, o Modelo de Gestão com base nos critérios de excelência apresenta-se integralmente, porém com perguntas e níveis de detalhamento diferentes para cada fase do programa.
O “MEG” – Modelo de Excelência em Gestão está baseado em um conjunto de fundamentos que formam o alicerce sobre o qual as organizações devem estruturar o seu modelo de gestão. Os fundamentos da excelência expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações líderes de classe mundial e refletem valores reconhecidos internacionalmente.
Suas principais fontes de referencias são o MALCOLM BALDRIGE NATIONAL QUALITY PROGRAM, A EUROPEAN FOUDATION FOR QUALITY MANAGEMENT E A INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDADIZATION (ISO).
A implantação dos Fundamentos da Excelência faz com que a organização obtenha:
- Melhora em seus processos, produtos e serviços;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Aumento da competitividade;
- Aumento da credibilidade da instituição e reconhecimento público;
- Maior flexibilidade frente as constantes mudanças do mercado;
- Melhores condições de atingir e manter um desempenho semelhante a empresas de classe mundial.
Fonte: FNQ - Link: www.fnq.org.br
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