terça-feira, 26 de maio de 2009

Esgrima verbal: Can You Take It?

Esgrima das palavras é uma técnica dialética de ataque com argumentação e elucubrações.

Já escrevi neste blog sobre o 'rh fuzileiro' onde destaquei a atuação de um profissional com o esse perfil.

Precisamos entender que o fuzilamento de pessoas com palavras, como sugerido no artigo, é uma estratégia para ser utilizada em dinâmicas e vivências grupais.
Esgrimar com palavras é praticar técnicas avançadas de dialética para estimular que pessoas de um mesmo grupo ou equipe falem, expressem seus pensamentos e cheguem à flor da pele através da argumentação e do dialógo.

Pergunto para você profissional que atua com equipes de alta performance, empreendedor, diretor de empresas ou gestor de pessoas: você aguenta?

Can You take it?

Nas experiências que já vivi em ambiente de gestão de pessoas, utilizava essa técnica para coletar idéias. Aplicava essa técnica também para estimular o conflito oportuno entre pessoas e equipes com a finalidade de construir ações e criar soluções.

Cuidado! aplicar a esgrima das palavras com profissionais sem habilidade em dialética, argumentação, negociação e mais, pode ser prejudicial a saúde. Tenha certeza e maturidade profissional para aplicar uma técnica como essa.

Quanto aplico as técnicas do Rh fuzileiro e da esgrima das palavras tenho em mente uma situação de risco. Um exemplo: a equipe destaca determinado impedimento e não é resolvido pelos responsáveis, isso impacta diretamente em sua produtividade. Nesse momento, busco uma intermediação direta. Caso a primeira abordagem não surta efeito e o responsável entre num ciclo de procrastinação. Apelo e aplico as técnicas de esgrima, nesse ponto é que você deve questionar ' E DAÍ?' fazer todos os 'PORQUES' ao fato de que o impedimento não foi resolvido. Dizer para o responsável pela produtividade da equipe ou o responsável por resolver o impedimento que a solução precisa ser imediata.

Para que situações como essas aconteçam, seu nível de conhecimento estratégico e analítico da linguagem comportamental das pessoas devem estar muito claros e externalizados. Além de fatores comportamentais, as competências individuais são importantes para efetividades dessas técnicas.

Não recomendo para empresas e profissionais utilizar essas técnicas, são periclitantes, e quanto usadas em ambinte de risco, podem levar a situação para o ambiente de PERIGO.

Minha dica, comece testando a você mesmo, o seu potencial de argumentação na frente do espelho. É isso mesmo, questino-se, pergunte para você mesmo sobre situações banais da sua vida e veja se você consegue responder com convicção e certeza. Veja se você consegue compor lucubrações verdadeiras, veja se você consegue vender você para você mesmo.

Esse é seu primeiro desafio, pratique! Mas tome cuidado, é muito fácil você entrar em chek e/ou em chekmate pela sua equipe se você não defender sua ideia como um EVANGELHO.

Até a próxima!

Nenhum comentário: