Por que empresas e pessoas crescem em ambiente de mudança e adaptação?
O mundo é louco, insano. Você é desvairado, vive em devaneios e é entupido de informações em sua gigante massa mental. Detalhe, o seu processador está cada dia mais lento, então como fazer com que isso mude e você vença num mundo cada dia mais conturbado e emaranhado pelas conexões e conhecimento?
Ter estratégias é antes de tudo pensar e sonhar em conquistar algo. Para o empreendedor disciplinado a ferramenta inicial que ele tem que ter é o PLANO DE NEGÓCIOS. Começar um plano de negócios não é tarefa ardilosa não, é satisfatória.
O centro de qualquer discussão é o que você quer? o que você deseja? Você, seus sócios, sua equipe, seus colaboradores, enfim, o que vocês querem? Partindo dessa indagação, é que você começa a sentir a necessidade de ter um plano. Agora, diante dessa conclusão o caminho é iniciar uma etapa difícil e muito complexa para construir um plano que responda e oriente sua empresa para o que queremos. Mantenha uma coisa na cabeça: você terá respostas mutáveis para diversas perguntas em seu plano.
Você inicia o plano e logo percebe que não sabe o suficiente, ou quase nada sobre como fazê-lo. Pára. Pensa. E deduz algumas hipóteses combinadas com suas ambições.
Hipótese 1. Você contrata um profissional para desenvolver um conjunto de pensamentos e estudos que culmina com a construção de um plano de ações estratégicas perfeitas para a sua realidade.
Hipótese 2. Você segue sozinho e começa a coletar informações de todos os lados, identifica modelos, compra livros, participa de reuniões em entidades de apoio e com muito entusiasmo começa a escrever o seu plano estratégico.
Hipótese 3. Você percebe que nada disso é ideal para responder as suas angustias e as suas interrogações, então decidi largar tudo isso, em virtude da complexidade e falta de rumo, e permanece como está, apenas com o pensamento positivo, afinal, você é um empreendedor cheio de garra e determinação.
Hipótese 4. Você teve contato com algum maluco no universo manager que mostra para você que não existe a necessidade de formar um plano, e sim, pensar em mudança e adaptações de forma incremental. Agora, você se pergunta, será que seguir esse rumo e orientar minha empresa para esse novo universo em planejamento estratégico é o mais correto. Certamente esse maluco vai responder para você que nada é certo, mas.
Qual hipótese é mais correta? Qual é a mais viável de acontecer?
Você se encaixa em alguma das hipóteses? Crie a sua hipótese ou tese, não se preocupe com padrões, apenas crie, imagine e escreva.
Diante da escolha mais provável. Você pergunta se isso é certo ou errado? Como é que isso vai funcionar?
Tática e operação são assuntos do mundo administrativo que precisam ser abordados aqui. Você quer atingir seu sonho, procure adotar um método eficiente e simples de que possibilite a criação de um hábito, um novo comportamento. Mas não esqueça da premissa 'mais adaptação a mudança do que seguir um plano'.
Você consegue programar tudo isso.
O que acontece com você? Você precisa de um profissional para executá-lo? O seu plano é muito extenso que você não sabe por onde começar?
Ponto decisivo: não existe plano estratégico, não existe planejamento estratégico. Vou melhor dizer para que você não se irrite com o que estou escrevendo.
Quero dizer, que escrever um plano estratégico deixou de ser o ideal, simplesmente porque não funciona, é contraproducente executar uma tarefa como essa se você não consegue enxergá-la diariamente, não impingi movimento.
Mas então o que preciso para desenvolver e aplicar estratégias da minha empresa, vou dizer para você o que faço seguindo a orientação de alguns teóricos e estudiosos da área.
Não é uma receita 100% efetiva, mas vai remediar sua gripe de forma homeopática.
1. Esqueça que existe plano, o que deve ser feito de agora em diante são incrementos, ou seja, a estratégica não deve ser planificada e sim, incrementada. Portanto, você primeiro pensa no que quer fazer, depois pensa em como implementar e, na sequencia, aplica. O plano vai ser o seu ambiente. Se você preferir escrever algo no papel para esboçar um futuro documento com o seu plano, faça-o.
2. Esqueça que existem computador e editor de texto, aplique-se em pensamento visual com ferramentas tais como post-it, cartões pautados, canetinhas, figuras, desenhos, e outras utilidades que leve você a enxergar seus pensamentos sobre o negócio de forma clara e objetiva. Não esqueça que tudo isso deve ir para a parede, deve ser afixado em um quadro branco, colada em papéis A1, A0 ou cartolinas.
3. Agora reúna sua equipe, se sua equipe for muito grande concentre-se nas pessoas chaves para organizar as idéias (+- 30 pessoas, pegue 8). O foco disso é justamente capturar idéias de tudo e mais um pouco, desde mercado, marketing, inovação, comportamento, vendas, tecnologia, infra-estrutura e por aí vai. Tudo o que for dito deve ser escrito em post-it. Nos post-it você concentra informações chave para a estruturação da estratégia. Nos cartões você escreve as visões da equipe, as premissas, os manifestos, enfim, você escreve textos que exijam análise e pensamentos mais depurados. Não esqueça de ordenar as caixas de tempo de acordo com a estrutura do seu negócio.
4. Lance tudo no quadro branco. Agora você tem um mapa quantitativo e qualitativo de o que fazer para incrementar estratégias em ambiente empresarial.
5. Diante de tantas informações, idéias e devaneios, começe junto com a equipe a priorizar as ações estratégicas que vão gerar maior valor ao negócio, maior valor para a equipe, maior valor para a empresa. O ponto chave da arquitetura da estratégia é a qualificação das ações, porque essas questão esta diretamente ligada a questões de RISCO. Ou seja, para que tal ação estratégica ocorra, você deve pensar nas interligações que ela tem com o todo. Se o custo para execução não será alto que possa gerar complicações futuras, se a equipe tem força para execução, se o caixa da empresa está preparado e se o seu conhecimento é ávido o suficiente para possibilitar tal exigência. Neste ponto é interessante que você faça um estudo e entenda bem quais são os fatores que geram RISCOS, IMPEDIMENTOS para execução.
6. Você já está craque agora em trabalhar com práticas de estratégias para negócios ágeis, neste passo o que precisamos agora e dar sequencia para o que foi priorizado. Então, vamos para ao Scrum? Agora é com você a aplicação dos seus post-its em quandro de gestão do plano.
7. Por que prego e evangelizo o uso do framework Scrum para aplicação de estratégias incrementais, simplesmente porque com o modelo do Srum você segue um ciclo de vida, que leva ao PDCA, o fato de suas estratégias estarem direcionadas para ciclos de tempo, eliminará um grande risco, o da constância de propósito.
8. Siga em frente não perca tempo com detalhes, vá pensando e fazendo, incrementando dia após dia suas idéias.
Good luck and be happy
5 comentários:
Excelente texto!
Jordano,
Simplesmente fantástico seu artigo sobre o Scrum em negócios ágeis. Irei colocar um post sobre o assunto no meu blog.
Eu já havia pensado formas de utilização do Scrum em outras áreas, mas na elaboração de um plano de negócios, nunca!
Um abraço e parabéns pelo excelente conteúdo.
Olá Rafael, agradeço muito pelo comentário, meu foco de estudo é aplicação ágil em ambiente de empreendedorismo. Obrigado! Jordano
Jordano,
Realmente o foco que você está estudando me interessa muito. Primeiro, porque trabalho com metodologias ágeis. Segundo, porque sou fascinando por esse mundo de gestão e empreendedorismo.
Unir os dois é simplesmente fantástico.
Já assinei seu RSS.
Um abraço,
Rafael, fico contente por demais pelas suas declarações. Oriento-me pelas competências empreendedoras para entender e adaptar valores e práticas ágeis. Estudar metodologias é algo fascinante.Estou acompanhando seus post, vamos avançar! Abraços e obrigado!
Postar um comentário