Método 2.0 tem por objetivo mostrar que a convergência de competências empreendedoras com métodos de produtividade promovem novas habilidades e conhecimentos. Essa mistura dará a você uma grande vantagem competitiva.
Convido você para imaginar 3 passos que vão ajudar a entender porque Atitude e Originalidade tem relação com metodologias.
Primeiro – comece priorizando suas competências.
Começar uma sessão de autoconhecimento ou autoanálise ajuda na priorização de competências. Competências são o conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidade. Conhecer suas competências para então priorizá-las é tarefa que vai exigir enfrentamento.
O ser humano carrega consigo um histórico de conhecimentos, atitudes e habilidades chamado de experiência. Adaptar-se a uma mudança e principalmente buscar o auto-conhecimento é tarefa que envolve enfrentamentos por parte de quem quer fazer a mudança. De qualquer forma, não vamos abordar esse tema com ênfase, embora necessite de um adendo.
Atitudes empreendedoras alicerçam a base e fazem a composição de valores e princípios éticos e morais. Empreendedorismo é definido como um comportamento e não como traço de personalidade.
Somente com atitudes empreendedoras você chegará à concepção do seu próprio método. Conhecer suas competências é tarefa obrigatória para qualquer profissional.
Criar seu próprio método requer originalidade. Ser original significa antes de tudo ter caráter próprio, singular. Ser empreendedor requer muito mais que originalidade. O conjunto de competências necessárias para se agir de forma empreendedora e buscar originalidade exige aperfeiçoamento. Não se preocupe em fazer tudo de um dia para o outro. Minha dica é fazer uma coisa de cada vez, não repetir o ontem, sempre ter novas tarefas.
Adotar um método o levará ao encontro de atitudes empreendedoras. Existe um universo gigante de práticas, competências e métodos, fazer a convergência das suas competências é construir uma metodologia com as próprias mãos.
De certa forma, a originalidade traz equilíbrio profissional, pois são seus valores conduzindo suas práticas e simplificando suas ações.
Segundo – Conheça quais métodos já existem e suas respectivas áreas. Analise e pontue as forças, ameaças, oportunidades e fraquezas.
Vivo experiências diversas com empreendedores sem critério organizacional. Esses profissionais não provocam acontecimentos, ao contrário vivem à espera deles para então agir. Essa atitude demonstra insegurança e insanidade pois não há preparo, não há pensar, não há disciplina.
A diferença entre você conhecer a si mesmo e estabelecer disciplina para criar e produzir, é que você dá o salto que precisa para uma vida mais produtiva, mais preparada para mudanças e adaptações.
O ambiente empreendedor exige resiliência para momentos instáveis da economia. Suas competências serão provocadas com muita freqüência, logo estabilizar suas ações é vital.
Uma cultura empreendedora e disciplinada, orientada por uma metodologia original e promotora de atitudes significativas trará o equilíbrio necessário para o crescimento produtivo do trabalho e da melhoria de vida.
Autoconhecimento e auto gestão são estágios, atingi-los vai levar maturidade. Não queira avançar do 1 para o 2 de uma hora para outra. Procure o aprendizado e aperfeiçoamento em sua vida.
Terceiro – adote os princípios básicos para começar as primeiras atividades. Comece a construir seus valores.
Produzir atividades altamente concentradas, de alto valor é o mais alto nível de transformação que o individuo deve atingir ao gerar atividades. Atividades são práticas de ação criativa, inovadora, que gera valor.
Neste estágio você estará em fase de testes, identificação, autoconhecimento e autogestão. Daqui para frente, os próximos estágios você precisa conhecer sozinho. Minha sugestão daqui para frente é a de andar com as próprias pernas. Portanto aja e siga seus instintos com previsibilidade.
Construir valores e definir princípios é como construir uma represa. Não importa o tamanho da represa que você vai construir, pois você ainda não sabe a quantidade de água que precisar. Esse cálculo vai depender de variáveis ambientais importantes. Portanto, ao construir uma represa não saí cavando, analise o terreno e saiba exatamente do que vai precisar.
Princípios e Valores
Os princípios de um homem são imortais e invioláveis, pelo menos deveriam ser muito mais criterizados e embasados. Entretanto, os princípios que dão origem a métodos são originados do uso exaustivo das práticas para fazer do método um conjunto de princípios verdadeiros, mensuráveis.
Analisar nossas competências é mais fácil, basta jogar palavras que se encaixam com seu pensamento para modelar suas habilidades, conhecimentos e atitudes. No momento de fazer valer nossas competências, é que devemos embasá-las em princípios. Todos os métodos possuem princípios e valores muito bem definidos.
Valores que direcionam competências e comportamentos para acolher as mudanças que o método trará. Para potencializar seu comportamento empreendedor, você precisa desenvolver suas competências empreendedoras.
Após você identificar e ter claramente uma combinação de competências, princípios e valores a estrutura de conhecimento que começa a surgir será a referencia inicial do que está para acontecer.
Lembrem-se, nós estamos compondo neste artigo um modelo inicial de metodologia para você começar a estudar e a entender, pegar o gosto por isso.
Alicerces
Alicerce seu conhecimento com ATITUDE e ORIGINALIDADE que você construirá seus PRINCÍPIOS e VALORES. Não tenha pressa para fazer os 3 passos acontecerem, preocupe-se em sempre manter a concentração naquilo que traz VALOR de fato para você.
Para não fugir da definição que melhor conceitua os alicerces do método 2.0 que você vai criar, vamos recorrer ao bom e amigo dicionário para entender bem qual papel precisamos desempenhar para concretizar atitude, originalidade, princípios e valores.
Conceitos a serem entendidos claramente e lidos com calma por muitas vezes. O peso que cada palavra exerce na composição dos alicerces cria um diferencial específico, no final, tudo precisa acontecer com um simples encaixe.
Conceitos direto do dicionário
Atitude, postura do corpo, posição, jeito; aspecto; maneira, norma de procedimento que uma pessoa mantém em determinadas conjunturas; propósito, ou maneira de expressá-lo.
Original, que se refere a origem; primitivo; primordial; que tem caráter próprio; não copiado, nem imitado ou traduzido; singular; extraordinário; extravagante; o que provem da origem; modelo; escrito primitivo; pessoal de que fez o texto original
Princípio, ato de principiar, momento em que alguma coisa tem origem; início; começo; causa primária; razão fundamental; base; teoria; preceito; opinião; modo de ver; elemento, estréia; elemento predominante na constituição de um corpo orgânico; o principio da vida; antecedentes; instrução; opiniões; convicções; rudimentos; regras fundamentais e gerais.
Valor, o que uma pessoa ou coisa vale; valia; mérito; préstimo; estimação; qualidade daquele que tem força; valentia; esforço, coragem; mérito; resignação; paciência; ter valor na adversidade.
Conclusão
O que ATITUDE e ORIGINALIDADE têm de relação com metodologias?
Com a visão conceitual de cada termo conseguimos criar um padrão ‘dois ponto zero’ para nosso artigo e defender a idéia mestra da convergência de competências empreendedoras com métodos.
Para criarmos métodos ao nosso modo precisamos de propósito claro, de originalidade, para fundamentar princípios e promover valores. Ser original, em essência, e ter atitude. É assim que atitude e originalidade relacionam-se com o estudo de métodos.
Para se criar métodos, atitude é valor, originalidade é princípio. Essa relação é premissa básica para empreender com metodologia.
São dois cenários que embriagam nosso pensamento, o de que os métodos que existem pelo mundo afora possuem seus princípios e valores específicos. E de que seu método precisa possuir princípios e valores também.
Portanto, sua embriaguez está em conhecer e viver com princípios, valores e testá-los na prática, concebê-los.
Até o próximo post. Escreva seu comentário e contribuía para novas idéias e artigos empreendedores.
Jordano Gonzatto
3 comentários:
Artigo interessante. Me fez pensar um bocado.
Duas opiniões despertadas por Gestores Lean:
-- Empreendorismo é uma atitude, um valor, uma característica que até pode ser desenvolvido, mas é um talento. É preciso o gosto, a vontade pela transformação seja ela original (quando além de criativa é inovadora) ou não. Vi algo (que não sei se você abordou noutro artigo ou no livro), outro valor fortissimo aqui: LIDERANÇA - nem falo mais nada;
-- Originalidade não traz equilibro profissional, senão a Toyota teria descansado - lembre-se do Pós-Guerra!!!. Vejo a Originalidade como o estado da arte da transformação e da busca pela transformação. Veja como Ricardo Semler gerencia seus negócios, os projetos dele.
Tou sentindo falta de AÇÃO nos Posts...Já trabalhou Jogos de Empresas (não é Truco) ? Já trabalhou Coaching de Lideranças ? Acho isso tudo muiiiito '2.0'.
Abraço... e sucesso!!!
Elcio, demorei para respoder seu comentário. Espero contemplar suas indagações com o ultimo post sobre gestão. Concordo com você de que empreender é uma virtude, assim como abraçar e amar métodos é uma filosofia. O empreendedor não nasce, ele se desenvolve, é comportamento puramente. Minha relação com a originalidade não é contrária à busca pela transformação, mas sim estimular o individuo e sua organização para enxergar as coisas a partir dos seus erros e acertos, ou seja, do seu carater. A Toyota é o que é pelos seus princípios e raízes muito bem definidas.
Muito obrigado pelos comentários. Abraço!!!
querido Elcio, 'pensar' já é prática, já é ação.
Postar um comentário