Faça mais para menosCertamente você já leu ou até já ouviu alguém comentando sobre a grande 'idiotice' que algumas empresas comentem de dizerem que 'não querem crescer'. E algumas fazem questão de enfatizar suficientemente dizendo 'minha empresa não quer crescer, mesmo!'Mas afinal, que idiotice é essa que vimos por aí e que inclusive já tem livros e pensadores do mundo empreendedor enaltecendo e modelando estratégias para quem não quer crescer.Crescer ou não crescer não é uma questão de escolha, é uma questão de estratégia. Empresas decidem não crescer para se aplicar a fazer mais para menos, para fazer melhor. É uma matemática simples de entender. Você mantem uma estrutura simples, porém adequada para fazer muitas coisas fantásticas para poucos clientes. Crescer, crescimento, gera uma sensação de equipe grande, 30, 50, 100 pessoas. Sensanção de muitos clientes, muitos processos, ambiente alucinógeno e, opa! vamos parar por aí, afinal, a idéia deste post é concordar com o que muitos pensados e empreendedores estão dizendo e fazendo, 'não cresça!', 'keep it simple!'.Como funciona essa matemática de não crescerEstamos acostumados na área de negócios, há muito tempo, a ouvir sobre as grandes empresas, as megas corporações como GE, GOOGLE, IBM, MICROSOFT, APPLE e etc. Mas não estamos preocupados ou é falta de costume, não olhamos para as pequenas, as médias empresas. E o pior de tudo é que quando olhamos logo pensamos 'essa empresa não vai pra frente, tem 5 só funcionários', 'essa empresa nem tem um website, oxalá um weblog', 'nem aparece no googlemaps, Meu Deus, o que é isso, uma aberração?'.A matemática tradiocional é a verdadeira idiotice que empreendedores cometem ao traçar estratégias. Já ouviram falar daquela trilogia 'pensar grande, começar pequeno e caminhar rápido'. Eu sempre concordei com ela, mas de uns tempos pra cá, passei a não concordar tanto. Pois é uma matemática tradicional. Por que toda empresa precisa sempre 'começar pequena', se ela tem como opção estratégica manter-se pequena, simples, para todo o sempre?Ser ou estar pequeno não significa deixar de ser grande. Veja o exemplo do Biscoito Globo, uma empresa que nasceu pequena, permace pequena, todavia ela faz muito para uma comunidade absolutamente gigante, nada mais nada menos que os cariocas. Veja o vídeo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário