sábado, 7 de agosto de 2010

Consultoria ou Mentoria em Empreendedorismo Ágil?

Consultoria é um termo utilizado desde que Sócrates deu sua primeira aula aos conquistadores romanos. Nada mais antigo e natural para o ser humano que buscar em outra pessoa a sabedoria ou ajuda para uma análise mais depurada das situações.

Partindo desse ponto que decidi depois de 2 anos de estudos vender a idéia de consultoria em empreendedorismo ágil. Mas acho que me equivoquei ao usar a nomenclatura ‘consultoria’. Não deveria ter usado consultoria, pois meu objetivo não é diagnosticar ou formular soluções. Meu objetivo, com o projeto de empreendedorismo ágil, é levar ao empreendedor novas abordagens para fazer as mesmas coisas mas de forma diferente. Para isso, o nome que o mercado tem utilizado é o de ‘mentoring’ ou mentoria. O profissional em mentoria busca ajudar o empreendedor a organizar suas idéias, no meu caso, quero ajudar o empreendedor, através de técnicas ágeis, a encontrar caminhos diferentes para um mesmo tema.

Mentoria é um nome bonito demais para toda essa realidade que as empresas vivem. Sinto que os empreendedores não contratam pessoas para dizer o eles devem fazer, mas para ajudá-los a fazer para valer. Meu propósito enquanto profissional que aplica técnicas empreendedoras ágeis para o desenvolvimento de negócios é avançar junto na execução, direcionar habilidade para executar. Se o mercado caracteriza esse tipo de atividade assim, então, que assim seja, de hoje em diante, aplico-me ao projeto de mentoria em empreendedorismo ágil.


Meus dois clientes

Eu não poderia ter começado melhor esse meu projeto de mentoria. Participei no início do ano de uma entrevista para uma vaga de supervisão em uma empresa de terceirização de produtos de telefonia (telecom). A entrevista foi tão positiva que acabei invertendo a proposta ao meu entrevistador. Propus a ele que ao invés de me contratar como funcionário, que ele me contratasse como consultor, ou melhor, mentor. Deu certo! dias depois e algumas negociações ele fechou o negócio comigo. Bem, não preciso escrever aqui o quanto falei pra ele sobre agilidade, métodos ágeis, scrum, kanban, lean e etc. O meu entrevistador seria meu futuro gerente na supervisão de uma equipe de quase 20 vendedores para a região oeste do paraná. Agora você imagina a magia de poder atuar com técnicas ágeis em um ambiente como esse :) Caos total!. A quantidade de ações que derivam da operadora e que devem ser direcionadas para essa equipe é algo de arrepiar os cabelos. E, ao mesmo tempo, a quantidade de entregas que essa equipe deve fazer em quantidade de clientes.

Essa aventura nevralgica de implementar métodos ágeis em ambiente de vendas de produtos de telecom não terminou ainda. Tive a sorte de fechar um contrato de 1 ano. Os detalhes dessa confusão toda vou escrever mais logo pela frente. E tanto não parou essa aventura que nesta semana um dos supervisores, vendo toda aquela movimentação de post-it, quadros, fluxos e etc. chamou-me para conversar. Disse que estava precisando de novas visões para supervisionar a equipe, precisava de mais interação nas reuniões com a equipe e por aí vai. Montei um projetinho pra ele e apresentei nessa semana. Bingo! agora, para minha felicidade, além de atuar como mentor da Gerência, estou atuando como mentou da Supervisão. Pois bem, para quem estava lá para uma entrevista de emprego, ganhar 2 cliente tá bão demais.

Por fim, além de divulgar essa nova fonte de renda, divulgo também que estou me tornando um especialista em dominar assuntos empiricos de uma equipe de telecom. Experiência imensurável para um aventureiro do mundo agile.

A propósito, se vc está a procura de alguém para ajuda-lo em técnicas empreendedoras ágeis, meu e-mail para solicitar proposta é o jgonzatto@gmail.com

Não vou perder a oportunidade de fazer meu comercial ;)

Vejo vcs no próximo post.

Posted via email from Jordano Gonzatto

2 comentários:

Jonas Beto Rompkovski disse...

Mentoria = Coaching!

Jordano disse...

Jonas, pelo que tenho estudado, coaching envolve uma série de técnicas e aplicações do coach para com seu Coache. Já, com a mentoria o Mentor direciona-se para um ambiente onde as técnicas estão mais voltadas para a necessidade do profissional em questão. No caso dos meus trabalho com o empreendedorismo ágil, não estou aplicando técnicas de análise, direcionamento, enfim, estou mais focado nas confusões empíricas do empreedendor que em utilizar técnicas do coaching para ajudá-lo. Portanto, pelo que verifiquei coaching não é necessariamente igual a mentoria. Mas elas se fundem e se confundem :-)
Veja essa discussão no forum do administradores.com.br - http://www.administradores.com.br/comunidades/e-lideres/34/forum/qual-a-diferenca-entre-coach-e-mentor/4690/