No começo do ano comecei a escrever sobre uma lista de coisas para o futuro. No primeiro momento em que apanhei o lápis para começar, pensei: vou começar essa lista como todas as outras que já fiz?
Daí em diante a imaginação começou a embalar e comecei a fazer várias analogias, comparações, pensei em modelos mentais diferentes e fui caminhando e confesso, estou caminhando.
Nesse texto que escrevo como uma conversa que estou tendo comigo mesmo, pergunto-me: o que uma lista para o futuro deve ter? como se deve escrever uma lista para o futuro?
Fiquei imaginando...
Alguns amigos Coachs teriam algumas respostas, já traduzidas, testadas, mas que de repente fazem parte de algum padrão ou modelo criado sobre o tema. Hunn... a neuroliguistica pode ajudar! não, vamos deixá-la de lado...
Outros seguiriam os best sellers e profissionais de sucesso para dizer que uma lista para o futuro deve conter lugares, passeios, ações expressivas de sonhos e realizações.
Por fim e, não tão ao fim assim, alguns me diriam que o empreendedorismo deveria estar em primeiro lugar norteando as demais ações para o futuro... Opa! parece legal!!!
De certa forma, como primeira ação da lista destaquei tarefas vinculadas à família, como preparar os filhos para o aprendizado, poupança, investimentos e etc. De outro lado, alguns dizem que os filhos só precisam aprender a aprenderem com os pais, pois a tecnologia eles desenvolvem no caminho da vida.
Pois bem, foram essas as situações que eu enfrentei e que na verdade estou enfrentando. Não consegui avançar em uma lista de tarefas para o futuro.
Na área de negócios parece fácil simular o futuro. Basta você conhecer de variáveis conjunturais, outras organizacionais, jogar tudo isso num bolo maluco com no mínimo 36 indicadores e PRONTO! você começa a medir e enxergar o desempenho. Fácil, não!
Mas e nas tarefas para o futuro. Só com as previsões e manipulações econômicas é o suficiente para saber que rumo a vida vai caminhar?
De qualquer forma, minha lista está parada, completei ela com algumas tarefas para o ano de 2011. Nas primeiras linhas destaquei a família. Nas demais completei com ações profissionais. Esbocei algumas ações para 2012.
Não vou esconder minha frustração em não conseguir pensar no futuro, algo como projetar minhas tarefas para 2020 e começar hoje. Essa é a fórmula que estou em busca, como trazer para nossos dia a dia tarefas que estaremos executando em 2020?
Nenhum comentário:
Postar um comentário