Tem uma palavra que sempre me deixou de cabelos em pé, essa palavra é META.
O grande motivo para que meus cabelos fiquem de pé, ou em pé, seja lá o que for, é que para eu fazer gestão eu preciso de META.
META = GESTÃO
GESTÃO = META
Para você fazer gestão você precisa definir uma meta, depois é só fazer acontecer, desenhar os degraus para chegar até o topo.
É simples, pode parecer complicado na primeira vez, na segunda e na terceira, mas depois que você pega o jeito, se os seus cabelos não caírem, pode ter certeza de que sua vida e a vida da sua organização, será muito mais eficiente e eficaz.
Existe uma grande diferença ao se definir uma meta, primeiro fator que sempre me ocorre é questionar quem está definindo a meta? Qual é a cabela do líder que esta por trás dessa visão maluca da META?
Veja que se você é uma pessoa sonhadora, que gosta de desafios, provavelmente suas metas serão grandes, ousadas e até, por vezes, inatingíveis. O equilíbrio para esta pessoa está em não se frustrar se não atingir a meta esperada. É preciso seguir em frente, sempre mantendo o acompanhamento da operação para medir a distancia entre o projetado e o realizado. Inovação se faz subindo degraus, afunilando conceitos e práticas de sucesso.
O mais triste ao analisar quem definiu a meta é saber que a pessoa não tem visão de gestão ou nem mesmo tem visão de organização, isso acaba levando a pessoa a definir mais um problema que uma meta. Isso significa que a meta será pequena, talvez simplória ou mesmo desfocada da realidade necessária, ao mesmo tempo, significa que não trará contribuição e estímulos necessários para as pessoas comprometidas com a coisa toda.
A situação que sempre me deixou preocupado ao se pensar em meta, é sempre o perfil de quem esta desenhando essa meta. Com uma meta em mãos movemos montanhas, sem uma meta em mãos, não chegamos nunca no topo da montanha.
Meta precisa ser desafiodora, precisa ser gigante, estratégica, inovadora, não pode ser operacional, problemática ou mesmo simplória, emblemática.
Meta é Mais, é força, é explosão, é frio na espinha.
Se você quer buscar a liderança em qualquer lugar que for, tenha sempre clara a certeza de que META é a primeira coisa que você deve pensar em por em prática.
Pegando carona nas visãos da gestão do Guru Vicenti Falconi, meta não pode ser definida por um simples vontade do individuo.
Meta é um conhecimento técnico que precisa ser estruturado, calculado, muito bem pensando para que a execução não implique em desgaste e ausencia total de coerencia com o projetado.
Nessa linha, vejo que podemos concluir que
META = GESTÃO + EXECUÇÃO
Seguindo pela linha do nobre Guru, chegamos a um outro ponto que ele diz que 'a meta puxa o conhecimento', portato ao se traçar uma meta ela deve estar coerente para possibilitar a equipe um aprendizado, um amadurecimento.
Com isso, podemos melhorar nossa formular e definir que
META = GESTÃO + EXECUÇÃO + CONHECIMENTO
Meus cabelos sempre ficam em pé quando tenho que definir metas, isso acontece todos os dias, quando paro para organizar a minha rotina e percebo que para eu atingir uma ótima produtividade no meu dia a dia, eu preciso de tantas e tantas coisas, da seguinte e da seguinte forma, pontuadas, analisadas e muito bem declaradas para mim mesmo em meu personal kanban.
Estar em campo de batalha é isso, META, GESTÃO, confusão, muitas coisas para acontecer. como principal para tudo isso, fica a ultima dica:
META = GESTÃO + EXECUÇÃO + CONHECIMENTO + LIDERANÇA
Vamos em frente!
Jordano Gonzatto
Empreendedor ágil
Nenhum comentário:
Postar um comentário