Agronegócio

A paixão que tenho pelas áreas de marketing e vendas são do mesmo tamanho que tenho pelas áreas de tecnologia da informação, inovação, agronegócios e gestão.

Agora, a paixão por empreendedorismo é maior ainda, você sabe!? Então, eu peguei todas essas matérias e as uni em uma ação que vai tratar do assunto com o tema agronegócio: empreendedorismo e gestão.

Cresci profissionalmente com a área de vendas, evoluí mentalmente quando passei a estudar o marketing, mas dei um salto sobre como o mundo precisa de nossas competências humanas, quando comecei a entender mais sobre gestão na agricultura ou agropecuária.

Fonte:http://www.ipvc.pt/esa-seminario-agricultura-futuro

Quando eu consegui conectar vendas, marketing, tecnologia, inovação e agricultura aos meus interesses pela área de gestão, então tudo ficou mais do que perfeito. Ficou excepcional. Exponencial.

Desta forma, pela maturidade e curadoria do tempo, entendo que uma página aqui no Blog destinada aos assuntos desta integração de áreas e estudos, deixa-me realizado por compartilhar mais, e é mais do que necessária para complementar minha reputação neste segmento.

Para tanto, entendo que uma maneira que eu tenho para conectar todo esse ecossistema em uma biosfera é chamar tudo isso de AGRONEGÓCIO. Não só eu chamo assim, então para entendermos bem o agro, vamos caracterizar da seguinte forma por aqui:

AGRONEGÓCIO: EMPREENDEDORISMO E GESTÃO.

A denominação do conceito de agronegócio é um tanto quanto diversificado, então vamos manter o seguinte entendimento:

'Agronegócio (em inglêsagribusiness) é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo é usado para se referir às grandes propriedades monocultoras modernas que empregam tecnologia avançada e pouca mão de obra, com produção voltada principalmente para o mercado externo ou para as agroindústrias e com finalidade de lucro.' Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agroneg%C3%B3cio


O que mais me deixa apaixonado no envolvimento destas matérias, é o fato de que existe um ciclo fundamental para que tudo se encaixe. A renovação.



Ciclo do Agronegócio:
'Agronegócio é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária. Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: na primeira parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como, por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos e equipamentos.
Na segunda parte, se trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", representados pelos produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
E, na terceira parte, encontram-se as atividades à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se, nesta definição, os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados e distribuidores de alimentos.

A agricultura é um ciclo caótico que depende de fatores inúmeros para se renovar. Podemos entender também como o sistema agroindustrial. Conhecer bem o ciclo do agro, a maneira como as operações, os processos e os fluxos se encaixam é o ponto crucial de minhas abordagens. Portanto, quero deixar claro que essa página é para destacar a visão de devemos pensar na agricultura, entender seus fundamentos.



É no emaranhado dessas coisas todas em que converge o agribusiness é que o empreendedorismo nasce e faz acontecer. É nesse emaranhado que temos a força das pessoas, dos profissionais, produtores rurais, empreendedores rurais, dedicados à renovação, à PRODUTIVIDADE, a gestão de recursos, custos e operações. É nesse emaranhado que todos encontramos orientação para beneficiar o mundo de mais alimentos e vida.
E é nesse emaranhado de coisas que eu proponho minhas discussões neste canal. Fica declarada aqui minha total paixão pela agricultura.

Vamos fazer uma agricultura pelas próximas gerações. Vamos pensar agronegócio como sendo um elo suspenso entre todos os indivíduos, com seus fluxos, interações, fluídos, enfim, suas redes de conexão.

Até a próxima mensagem, não deixe de acompanhar o blog, assim que eu compartilhar um novo artigo vou inserindo o link por aqui!







Nenhum comentário: