quarta-feira, 11 de julho de 2018

Feira de Inovação de Cascavel cria Fórum 4.0 para o agronegócio


Com o objetivo de destacar os esforços de todos com a inovação e o agronegócio, a Fundetec - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, promoveu a 1ª Feira de Inovação - Technovação - junto com a 10ª InnovaCities (Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovação e Negócios), que ocorreu no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.Pr, entre os dias 17 a 20 de maio de 2018.

http://technovacao.org.br/







A Technovação criou dentro da sua programação o Fórum 4.0 para o agronegócio. Que teve como objetivos discutir sobre os impactos da revolução 4.0 na agricultura mundial. Nesta linha o Fórum 4.0 para o agro abriu suas atividades com ênfase para a Agrossociedade, entendendo que assim o contexto da produção agrícola está para toda a cadeia do agronegócio, como também para o consumidor final. Desta abordagem entendemos que a Agricultura Sustentável tem seu papel para equalizar a dinâmica do setor, aceitar os impactos devidos e focar em alimentar o mundo crescente de pessoas com foco na produtividade. A discussão seguiu, passando pelos assuntos da Biotecnologia como ferramenta para aumentar a produtividade, chegando aos conceitos avançados de Smart Farming - Fazendas Digitais e o próximo nível da produtividade. Para fechar, o Fórum 4.0 engatou uma discussão para entender como funciona o ecossistema local de startups para o agro e com isso abrir espaço para que as ideias geniais cheguem ao seu destino oportuno.






Inovação deriva de diversos tipos de atividades e na área da agricultura e pecuária o agronegócio tem importância para a economia local, em nossa região tem supra importância para a economia do estado e do país. Desta forma, o Fórum buscou conceituar a Agricultara 4.0, que segundo pesquisadores da Embrapa Informática "emprega métodos computacionais de alto desempenho, rede de sensores, comunicação máquina para máquina (M2M), conectividade entre dispositivos móveis, computação em nuvem, métodos e soluções analíticas para processar grandes volumes de dados e construir sistemas de suporte à tomada de decisões de manejo. Além disso, contribuirá para elevar os índices de produtividade, da eficiência do uso de insumos, da redução de custos com mão de obra, melhorar a qualidade do trabalho e a segurança dos trabalhadores e diminuir os impactos ao meio ambiente. Engloba a agricultura e pecuária de precisão, a automação e a robótica agrícola, além de técnicas de bigdata e a Internet das Coisas" Fonte: AGRO 4.0 – RUMO À AGRICULTURA DIGITAL - Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá - Maria Angelica de Andrade Leite - link: https://goo.gl/R23UYz









Para tratarmos do assunto agrossociedade, que tem como objetivo cruzar a linha da porteira, chegar ao consumidor e apresentar a tendência que estamos vivendo, segundo o consultor José Luis Tejon, “é algo mais amplo do que somente as cadeias produtivas clássicas do agronegócio. Envolve toda a sociedade urbana alavancada pelo agro: a educação, os serviços de uma cidade, as cadeias da construção, metal, mecânica, saúde, mineração, transportes, profissionais liberais, micros, pequenos e médios empresários do comércio. Enfim, toda uma sociedade que orbita e se conecta com os fundamentos econômicos do agronegócio, além dos novos conceitos de sustentabilidade, qualidade de vida, entretenimento e mídia” Fonte: https://goo.gl/bTSgQ1
O agronegócio tem tudo a ver com a inovação que acontece em ritmo acelerado por aqui. São inúmeras as necessidades deste setor por melhorias, o que provoca um entendimento de que o agro, como negócio, envolve diversas cadeias de produção. E faz com que discutir os impactos da tecnologias atuais é dever de todos os personagens deste segmento.


O Fórum 4.0 para o Agro aconteceu durante o dia 19.05 (Sábado) com início as 10h e percorreu o dia até findar as 19h. Por ele passaram diversos profissionais do segmento, como especialistas, professores, doutores, consultores, entre outros profissionais que toparam o desafio da Fundetec e organizaram uma discussão fantástica digna da nossa região agrícola.
Acompanhe a lista dos palestrantes e seus temas que foram debatidos durante o Fórum 4.0 para o agronegócio do Technovação.
1.PRODUÇÃO AGRÍCOLA PARA TEMPOS DE AGROSSOCIEDADE        
Mediadora: Vanessa Tasques - Univel/Agronomia
Palestra: Agronegócio e a Agrossociedade
Eng Agrônomo Manoel Marcio Chaves - Chefe Regional da SEAB
Palestra: Agricultura sustentável
Consultor Daniel de Souza Mol - BIOLABORE.ORG
Palestra: Equalização da Agricultura
Eng. Agrônomo Claudio Luis Heinzmann - PRECIZA  Agricultura de Precisão
2. A BIOTECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA  AUMENTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA
Moderador: Agassiz Linhares - Secretário de Agricultura de Cascavel.Pr
Palestra: O Futuro da Biotecnologia na Produção Agrícola
Consultor Ivo Carraro - BRASPOV
Palestra: A Biotecnologia no controle de pragas        
Prof Luis Alves - UNIOESTE
Palestra: A pulverização de Precisão
Consultor Mauri Berton - Difere Consultoria - http://www.difereconsultoria.com.br/
3. AS FAZENDAS DIGITAIS E O PRÓXIMO NÍVEL DA PRODUTIVIDADE
Moderador: Jordano Gonzatto (Taller Tecnologia)        
Palestra: O futuro da Agricultura: Smart Farming
Eng. Agrônomo, Prof, Dr.  Jonathan - FAG - https://www.fag.edu.br/agronomia
Palestra: O modelo Jhon Deere para o Produtor 4.0
Eng. Agrônomo Yuri Avelar - MA MÁQUINA - http://www.mamaquinas.com.br/
4. STARTUPS DO AGRO - O ECOSSISTEMA AGRO DAS IDEIAS GENIAIS
Moderador: Matheus Lazzari Nicola (Acic Labs)        
Palestra: Oportunidades e desafios para inovação no Agro
Prof. Antonio Marcos - UNIOESTE
Palestra: Startups do Agro
Eduardo Luvison - FORFARMS - http://forfarms.com.br/
Palestra: Ecossistema de StartUps do Oeste        
Carlos Guedes - ACIC LABS - http://www.aciclabs.com.br/


Nossas conclusões

Eixo 1
Em síntese, propomos como considerações finais que o agronegócio precisa entender dos impactos que causa no ambiente social, e para tanto, precisa fazer a gestão de sua cadeia de produção de maneira a respeitar a sustentabilidade geral. Da mesma forma, o consumidor munido de informações precisa por sua vez contribuir de maneira a somar realizando seu papel como agente de mudança, propondo assim melhorias para que todos se beneficiem.
...
Eixo 2
De outro lado, os investimentos em biotecnologia, biociências, são fundamentais para que o crescimento de nossa produção de alimentos cresça por meio do aumento na produtividades, não necessariamente no desmatamento.
...

Eixo 3
Dentro de todos os fatores que contribuem para que uma Fazenda entre na era digital alguns foram destacados e ensejam que o produtor abra sua mente e aplique-se urgentemente se ainda não o fez.
Eixo 4
A evolução do agro no Brasil depende de resolver problemas únicos por meio de tecnologias, inovações radicais e nossas startups. Esta linha de negócios toda a cadeia do agro precisa estar ciente da existe e de como participar, aprovar projetos, lançar e investir em ideias.O produtor também precisa estar conectado ao ecossistema local para que a rede se integre.
Para o futuro, desejamos que o Fórum traga esforços para atingir impactos positivos como agente de mudança, provocador dos problemas drásticos de nossa sociedade, mas mantendo sua integridade, serenidade em propor discussões coerentes e alinhadas com todos os envolvidos.
Vamos em frente!!!

Jordano Gonzatto



Nenhum comentário: