sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Plano de Negócios ágeis

Acredito que todos deveriam encarar o plano de negócios de forma diferenciada. Principalmente empresas/profissionais iniciantes. Não podemos separar o fato de que um plano de negócios é utilizado apenas para captar recursos e provar a viabilidade de algo.

Quem já passou pela experiência de quebrar com startups sabe como um plano de negócios faz bem pra saúde. E sabe da importância de ter algo no papel, seja para dizer que escreveu o que pensa, seja para estruturar a empresa.

Defendo que um plano de negócios deve sim ser feito independente do que se pretenda fazer, seja uma empresa/produto/serviço, algo de R$ 30,00 / 300,00 / 300.000,00 ou 3.000.000.000,00.

A diferença está na forma como você vai usar o plano. Não seja metódico, seja flexível, seja ágil ao conceber um plano de negócios.
Guy Kawasaki defende a criação de uma apresentação de vendas antes da criação de um plano de negócios, até mesmo antes da criação do produto/serviço. Mas não diz em momento algum para não fazer um plano. Além disso, defende a criação de apresentações para parceiros e investidores. Em síntese, esses três documentos fazem parte do Plano de Negócios. E, para quem está iniciando, o mínimo que precisa é ter claro o que pretende fazer com o produto/serviço, portanto, plano de vendas ou uma apresentação de vendas se fazem necessária.

Costumo dizer que vc deve encarar o seu Business Plan como um SCRIPT DE VENDAS. Desta forma, você terá em 1 ou 2 páginas um resumo do que pretende fazer e, principalmente, apresentar para o seu comprador/investidor/etc. Esse resumo futuramente vai se transformar em um Sumário Executivo.

O que vejo de mais legal, e indico, é que ao escrever o seu plano, vc vai tendo idéias, ao mesmo tempo lance essas idéias em um Backlog, e depois alinhe essas idéias com o seu plano, e dê sequencia na execução.

Portanto, se vc cria um documento ou não, para formalizar o seu plano de negócios, ou se o seu plano de negócios está moldado em um website que disponibiliza o seu software para o cliente, uma coisa é certa, você tem um PLANO, vc tem algo na mão.

A discussão sobre planos de negócios é pertinente, e percebo que a gente só fala de empresas e profissionais que deram certo, tendo ou não um plano de negócios. Vcs leram no livro STARTUP onde todos tinham um plano. Agora, ninguém fala das empresas que quebraram pq não fizeram um plano.

Ter uma boa idéia e lança-la na web é o primeiro passo para um plano de negócios. Lance o seu website, seu software, ele já é o seu plano externalizado e concretizado. Se vai dar certo sua idéia, só suas ações é que vão dizer. Agora, a partir do momento em que você precisa de melhorias, vem a questão, onde melhorar?

Enfim, nos dias atuais, a ausência de foco e prioridade são cruciais, se vc usa Scrum, use-o bem. Se vc não tem um plano, pense em fazê-lo. Guy Kawasaki sugere que você comece com uma apresentação, de 8/9 slides, no formato 10/20/30, seguindo um modelo inicial de apresentação para depois complementá-lo no formato de um plano.
1. apresentação da empresa, seu nome e dados
2. o problema que vc pretende resolver para seu cliente, para a sociedade, para o mundo
3. qual é a sua solução
4. modelo de vendas - como você propõe valor ao cliente e cobra dele
5. Tecnologia - o que vc tem de bom e qual é a sua mágica
6. demonstração de seu produto - ao vivo, em vídeo, para que todo possam vê-lo
7. Concorrência - quem faz o mesmo que vc e como faz
8. Equipe de gerencia - esse tópico é importante, pois a preocupação com quem faz é a primeira na ótica as empresas
9. os proximos passos para fazer a adesão do cliente ao seu produto.

Eu já fiz umas 10 apresentações com esse modelo e afirmo, ela é 60% do seu plano de negócios. Não podemos ignorar que formatar um Business Plan é tarefa fácil, não é, demanda tempo, entendimento e muito conhecimento específico, sobre diversas áreas. Gosto muito da idéia de ter um plano em mãos pra tudo. Agora, não saia criando planos sem significado, sem que exista uma performance por trás dele.

Para finalizar, entenda: seu plano de negócios é seu EVANGELHO, como você vai à negócios sem ele?

Recomendo a compra do livro 'A arte do começo' do Guy kawasaki. Para iniciantes ele é como um livro de cabeceira.

att

Jordano Gonzatto

2 comentários:

Felipe disse...

Ótimo post. Muito interessante mesmo. Já vou comprar o livro.

Só uma correção:
É Evangelho e não Evangélio.

Jordano disse...

Felipe, obrigado pela sua leitura e apreço.
Não tem jeito, o português é um cara que confunde a gente :)
Valeu!!!