quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gestão - acerte seus alvos!

Apresentação

De forma simples e direta, nos artigos anteriores procurei demonstrar que não existe um padrão para se criar métodos, disciplinas ou práticas de gestão produtiva. Apenas existem fatores decisivos como sua criatividade, atitude de mudança, competências, princípios e valores.

Neste artigo, o de numero 3, estimulo o FAZER literalmente e sem definições extras. Fazer pelo simples mérito de enxergar as coisas acontecerem. Fazer para organizar e aprender. Nestas duas definições entramos no cerne, no âmago do empreendedorismo.


Técnicas de Gestão

Método é uma forma de linguagem, é uma maneira de comunicar para tornar o complicado popular e atingir resultados. Com um método você aperfeiçoa a sua gestão, sua organização, melhora suas técnicas de gerir processos.

Já ouvi muitos profissionais dizerem que o CONCEITO é menos importante que o FAZER. Comentem um equívoco, pois FAZER sem CONCEITO é fazer sem planejar. Não podemos confundir CONCEITOS com ações falaciosas, demagógicas.

Quando existe um conceito muito bem definido você forma um paradigma, uma tese surge e uma nova fronteira para o pensamento nasce. Ao adotar métodos o conceito de práticas de gestão deve estar claro, para que você aplique corretamente sem deixar escapar responsabilidades.

O conceito de método é claro para você?

Você sabe definir o que é um método em uma frase?

Tente!


Da mesma forma, defina o conceito de metodologia. Essa é fácil, ‘logia’ vem de estudo, portanto, o estudo dos métodos.

A técnica de gestão de maior dificuldade é de tomar decisões. Parece bobagem escrever de forma tão simples, mas tomar decisões é mesma coisa que liderar.

De onde nasce a necessidade de tomar decisões? Essa necessidade nasce do que você realmente precisa fazer, por em prática.

Para FAZER é preciso efetivamente COMEÇAR. Para começar você precisa ter em mãos quais serão as ações gerais. Sem uma lista ou mesmo uma composição de ações você não terá começo, não vai sair do lugar. Você não enxerga seus alvos.


Crie a sua relação de objetivos.

Você já definiu suas ações gerais? Agora você precisa priorizá-las. Peter Drucker diz o seguinte em seu livro Uma Era de Descontinuidade, (p. 219).

“... a questão crucial é: “O que vem em primeiro lugar?”, e não: “O que deve ser feito? ” Geralmente há um acordo substancial quanto ao que deve ser feito, mas sempre há desacordo quanto ao que deve ser feito em primeiro lugar.”

Quando decidi chamar esse artigo de Gestão, acerte seus alvos, procurei abordar o tema de forma conceitual e prática.

Na conclusão do Sr. Peter Drucker, de nada adianta você ter diversas ações mapeadas se não tem prioridades estabelecidas e planejadas.

Enxergar seus alvos e acertá-los é o passo para a mudança, pois você terá prioridades. No livro, vamos avançar em técnicas de como planejar e priorizar suas ações para que você acerte nos alvos.

Estamos tratando de assuntos muitos similares: métodos, empreendedorismo e gestão.


Crie o seu MÉTODO e faça a sua GESTÃO!

Ao buscar desenvolver competências empreendedoras o individuo se depara com a barreira da organização, começa a usar práticas de trabalho e produção que resultam na concepção de um método, de um sistema.

A partir disso precisa evoluir e dar direção para seus negócios de forma profissional e fazer a sua gestão, baseando-se em estilo de liderança, com práticas e hábitos de produção. Estabelece os seus primeiros modelos de gestão e desenvolvimento de negócios.

Quer um exemplo simples onde muitos sofrem com o início de atividade específica.

Vamos imaginar que você precise dominar Métodos financeiros. Quantos de nós já sofremos para organizar as finanças? Olhem quantos estudiosos há sobre o assunto, com seus métodos, sistemas e planilhas fantásticas.

Você já tentou adotar algum método para organizar suas finanças e não deu certo?

Qual foi o motivo, o método ou você?


Não importa, o que faz o sucesso é constância de propósito. Você não pode desistir no primeiro livro sobre finanças e não pode abandonar a planilha de fluxo de caixa. Podemos concluir por base no empirismo de muitos profissionais que adotar métodos financeiros é difícil, demorado e requer muito estudo e propósito.

A partir do momento em que você começar a usar um método, você logo percebe a necessidade de novos métodos ou processos que aperfeiçoe o macro-sistema que você precisa.

Imagine uma empresa, o início dela está no seu plano de negócios. O plano é usado como um método central para criar a estrutura da empresa. Você ramifica uma empresa como quiser, de acordo com o seu mercado de atuação. E todo o processo precisa funcionar num ciclo de desenvolvimento.

Vamos voltar à idéia original e analisar o conceito de Gestão.

GESTÃO é o ato de gerir, gerência, administração; direção.

Para cada estrutura, seja financeira, de marketing, projetos, engenharia, logística, no momento em que você vai estabelecer uma estratégia, uma direção o método precisa ser pensado para executar a ação, gerar a produtividade e fazer as coisas acontecerem. A peça que faz toda essa engrenagem funcionar é gestão.

Através de uma gestão bem feita, você saberá quais atividades executar por primeiro.
Engrenar as pessoas, os processos, os sistemas, as equipes, os negócios, fazer com que tudo feche um ciclo de produtividade.

É preciso entender que o fator RESULTADO deve ser muito bem detalhado e visto. Para enxergar resultados é preciso apresentar o que mudou. Saber calcular o percentual que cresceu de aprendizado e negócios.

Utilizar métodos para melhor entender suas atividades de produção do conhecimento e geração de valor, trarão mais segurança para você governar sua empresa e sua vida.
Convergir suas competências para atitudes de liderança e de melhoria organizacional.


Jogo do Conhecimento

Você profissional que está pensando agora em como começar um método, convido você para a ação?

Vamos começar definindo os personagens deste jogo da seguinte forma:

Personagem um: o empreendedor com suas competências e atitudes de mudança;
Personagem dois: o método com seu processo criativo;
Personagem três: a gestão com sua ação em atividade de produção do conhecimento.

O corpo está formado e pronto para o ataque. A tese que personifica a concepção desta história se orienta pela convergência dos valores do empreendedorismo, com alicerce dos métodos e a cultura da gestão.

O seu pensamento deve ser este, como vou começar meu método e chegar ao nível de gestão.

Tente responder com originalidade as perguntas abaixo com pelo menos 20 linhas e afixe-as na parede do seu quarto, para que você possa ver todos dias.

1. Você se conhece como empreendedor?

2. Você já estudou sobre métodos?

3. Você já fez algum curso sobre gestão de alguma coisa?


4. O que vem em primeiro lugar para você começar a fazer as coisas mudarem, a pergunta 1, 2 ou 3?


- Bolo Xadrez

O jogo de Xadrez é composto por vários personagens com diversas responsabilidades e funções. Alguns são especializados e com estratégias específicas para cada jogada.
O Bolo é um composto de misturas que gera um resultado final muito delicioso após passar por um processo de aquecimento. Cada ingrediente tem papel, responsabilidades e funções específicas, combinados geram uma força incomparável e competitiva na ótica da culinária.

Vamos fazer um esforço imaginativo e comparar o empreendedor a um bolo qualquer. E Vamos imaginar o empreendedor jogando Xadrez, enfim, o que é mais fácil para você. Fazer um bolo ou jogar Xadrez? E que tal jogar os dois dentro de um liquidificador?

Se você buscar entender como sua mente funciona, fizer uma auto-análise e buscar o auto-conhecimento, você terá os fundamentos para auxiliar na estruturação do seu método.

Um primeiro passo é organizar sua mente, para isso a sugestão é, faça um mapa mental. Num segundo momento, depois de organizar suas informações. Comece priorizando as informações em uma lista de tarefas e inicie a organização de um quadro visual.

Nesse quadro concentre suas principais áreas de atividade e separe por quadrantes (caixas de tempos). Essas caixas devem receber indicadores de tempo para que você comece a preparar sua agenda e começar a fazer as coisas de forma priorizada, com estimativa e um pouco de previsibilidade.

A idéia de priorizar tarefas e idéias é como fazer um bolo ou pensar em uma estratégia de Xadrez. Você concentra suas idéias em um mapa mental, separa as tarefas em uma receita inicial. Faz a primeira tentativa de combinar ingredientes com estratégia de defesa e você terá o resultado.

Fazer um bolo requer sabedoria para priorizar e combinar ingredientes. Jogar Xadrez exige conhecimento profundo de estratégia em ataque e defesa, caso contrário você morre.

Para fazer um bolo e se tornar um grande chefe de cozinha comece a criar seu método de receitas, como elaborar minhas receitas? Para jogar de forma avançada em Xadrez é necessário estudo profundo e prático do uso das peças, combinações estratégicas e seguir muitas variáveis de defesa e ataque. Você será um grande enxadrista se estabelecer seu método de estudo e aperfeiçoamento.

Agora, para manter a originalidade, procure sempre a auto-análise, busque sempre melhorar seus resultados saindo da casinha literalmente. Dentro do seu próprio ambiente, profissão ou vida pessoal, você consegue perceber o que é bom e gera ruído e, o que é bom e gera informação. O que gera informação, melhoria de desempenho, resultado e cumprimento de metas, deve ser adotado. O ruído não pode ser desprezado, por vezes ele se transforma numa arma poderosa de ataque ou defesa.

Nesse momento você vai precisar definir o seu foco, suas principais metas e objetivos.

Portanto, a pergunta mais correta a fazer é com qual conteúdo você fará o seu método?

Não podemos pensar em fabricar um método, sermos originais se não compensarmos no conteúdo, experiências e práticas de análise e de desenvolvimento intelectual.
Na fase de economia do conhecimento onde a informação pode ser obtida em fração de segundos, copiar é algo muito simples de ser feito. Todavia, minha sugestão para você que está quebrando a cabeça para encontrar caminhos produtivos para sua vida, copiar não é ruim, por vezes é necessário para encontrar sua essência criativa, inovadora e fazedora de resultados. Copie, invente, aperfeiçoe, mas sai do lugar, faça coisas novas.


Conclusão

Com esse artigo, espero oferecer a você uma visão salutar da busca por métodos e fazer de você um futuro metodologista, para isso você precisa enfrentar desafios, navegar por novos oceanos e, como opção, proponho a você criar o seu método próprio.

A propósito, já pensou em criar o seu método?

Proponho um desafio.

Se você já pensou, escreva o que fez e o que faz em 20 linhas e faça disso um alicerce para suas competências?

Se você não pensou, o momento exato para começar é agora. Não espere mais nada para melhorar seu desempenho.


Boa sorte!

Até o próximo artigo, não se esqueça de deixar seu comentário. No próximo artigo vamos entrar em assuntos avançados do empreendedorismo ágil.

Obrigado!

Jordano Gonzatto

Um comentário:

Rafael Ramos disse...

Jordano,

Você falou de métodos de uma forma que eu ainda não tinha lido. Os métodos devem ser facilitadores e não dificultadores.

Grande abraço e parabéns pelo texto.

Rafael Ramos
http://www.conhecimentoeti.com