quinta-feira, 4 de junho de 2009

O que é começar uma empresa?

Eu não sei. Acho que você tem que começar pelo nome. Acredito que seja, pois assim você já tem clara a idéia do que quer fazer. Mas para definir um nome tenho que saber o que vou fazer. Se eu vender tubos de encanamento posso dar um nome de ‘Canatubos, aqui você compra seu tubo com qualidade’. Puxa vida! É isso que eu quero para mim?
É isso que vou fazer da minha vida de agora em diante, vender tubos de encanamento?
Deixa pra lá essa idéia, não quero mais fazer isso. Tá! mas ao invés de vender tubos, eu posso vender software. UAU!! Muito legal, vender aqueles sisteminhas que ficam na web, muito boa a minha idéia! Mas como é que funciona essa tal web? Esses sistemas funcionam para fazer o que? Nossa! definitivamente não vou saber vender software. Hun! Uma alternativa é trabalhar com artesanato, trabalhar com peças de madeira. Mas eu nunca fiz nada disso na vida. Opa, espera aí? O que eu sei fazer de bom? É, isso, o que eu sei realmente fazer? Sou bom em quê? Já sei, desde criança eu escrevo poesias e gosto muito de fazer caricaturas. Será que isso vai me dar dinheiro. Diberlt teve a grande idéia de se aperfeiçoar e faz um sucesso do caramba. E agora, sou bom em fazer caricaturas? Já sei, vou testar com o meu pai, depois minha mãe, e se todos gostarem vou fazer caricaturas. Vou fazer contato com empresas de jornal escrito e... opa, melhor vou utilizar um software para criar meus desenhos e caricaturas...NOSSAAAAA!!! Agora sim estou livre, é isso que vou fazer e vender. Bom, mas qual vai ser o complicador maior para isso? Eu não tenho computador. Posso usar o do meu pai por enquanto. Certo, mas os jornais vão comprar minha caricatura. E se eu der de graça para eles conhecerem e se eles gostarem de algumas que vou fazer, eles podem me pagar. Hehehe! Legal, é isso ae...

Enfim, com a historinha acima, você se identifica? Já passou por essa situação? Espero que você esteja nela agora, ou exatamente com a sua empresa e percebendo que fez uma caca e precisa corrigir com urgência.

Boa sorte ao deus da chuva e a sua dança, aos Xamâs que abençoam os empreendedores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Jordano.
Existem empreendores.
Empreendedores com visão, hands on, fluxo de caixa.
Empreendedores com sorte.
Não dei sorte em encontrar nenhum dos dois.
Um ex.