quarta-feira, 8 de março de 2017

CRM para o mercado de máquinas e implementos agrícolas

Olá! Pessoal, tudo bem?

Se você começou a ler este meu post, espero que não ache que ele é uma 'análise' do segmento, não! Pois, minha intenção é apenas apresentar a coleta de insights em conversas com profissionais do segmento quando tratamos do assunto evoluções tecnológicas deste setor e conectamos a isso os resultados a serem atingidos com implantações de CRM.

A área de máquinas e implementos é uma das mais surpreendentes, ao meu gosto. Veja que se pararmos para analisar, as máquinas estão autônomas, totalmente. Foi isso que ouvi de profissionais do setor. Além do mais, parece-me que os implementos tem novos parceiros, como os Drones, os Satélites, as termais, as estações, os sensores, enfim, tudo está querendo se integrar, interagir, comunicar-se.

Pensemos: quais máquinas que você conhece que já estão neste nível de maturidade? Digo máquinas como colheitadeiras, pulverizadores autopropilidos, para as mais diversas culturas, já possuem embarcados mapas, croquis, gps, softwares, entre outros. Tudo está exponencial. Acessível. Inteligente. E a produtividade vai exigir cada vez mais e mais.



Mas o que de fato tenho percebido pela linha da gestão é o impacto dessa evolução continuada sob as estruturas das organizações, sejam os grandes distribuidores, concessionários e fabricantes.

Então, analisando o que empresas do segmento estão fazendo/provocando como inovação para justificar a implementação de plataformas de CRM, estão em 5 bases de pensamentos direcionados para a efetividade de marketing e vendas.

1. Governança sobre os Territórios de Vendas
2. Preservação da base de conhecimento
3. Maior número de visitas a clientes segmentados
4. Aumento na capacidade de prospecção da equipe
5. Maior efetividade no follow-up das negociações

Então, por mais instigante que seja enxergar ou visualizar os vídeos das fabricantes sobre o futuro, precisamos pensar em gestão de maneira madura e até mesmo acoplar pensamentos sobre como o segmento de máquinas e implementos podem se beneficiar de uma plataforma de CRM para o agronegócio. Estamos tentando enxergar aqui como obter gestão e efetividade no relacionamento com o produtor e estar preparado para o futuro.

Veja alguns videos para apreciar a robustez dos brinquedos.

Farm Forward by John Deere



NEW Case IH Autonomous Concept Tractor - Test Drive



World Amazing Modern Agriculture Equipment and Mega Machines: Tractor, Harvester, Loader, Excavato




Espero ter contribuído com ideias e apoio para mudanças em sua empresa.

Vamos falar sobre CRM, vamos falar sobre como aumentar a participação e os resultados em produtores rurais, concessionárias, aplicando métodos simples e eficazes.

Até o próximo encontro!

Jordano Gonzatto

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