domingo, 26 de fevereiro de 2017

Vamos ajudar as revendas de insumos a crescer com sustentabilidade

Oi pessoal, tudo bem!?

Estou com a mente intensa e recheada de inquietudes e questionamento sobre como ajudar as revendas de insumos a crescer com sustentabilidade. É, sustentabilidade é coisa grande demais para uma cabeça só, mas o fato é que minhas provocações são pertinentes e quero compartilhá-las com vocês.



Em uma conversa que eu tive por esses dias com o diretor de uma revenda de insumos, este me disse que estava com dificuldades, tendo em vista a expectativa um pouco frustrada da produção agrícola daquela região, estava passando por um período financeiro difícil.

Então, eu perguntei para ele o que estava passando e o que ele pensava em fazer sobre o assunto, enfim, se de fato a situação estava complicada de verdade. Mas então veio à tona o ponto chave da dor daquele diretor, que se chama produtividade.

O que estava acontecendo no caso desta revenda, é que faltou um trabalho mais apurado para garantir a produtividade da produção da sua carteira de produtores. Então, se a produtividade não atingiu o esperado significa que a tecnologia aplicada não foi o suficiente, significa que a produção não chegou no planejado e, pronto, o ecossistema sofreu um grande impacto.

Estou comentando sobre este caso, para evidenciar o quanto ações não planejadas impactam na saúde financeira da revendas, mas também impactam no produtor e, principalmente na sociedade.

O conceito de sustentabilidade é amplo demais para um artigo de blog, então, quero me concentrar em mostrar o quanto um fator chave de resultado é elementar para o crescimento e, o quanto é vital para a inovação.

As revendas de insumos precisam pensar com os olhos para o futuro, isso significa entender que retorno e crescimento estão para a inovação. Não devemos mais falar em retorno sobre os investimentos, mas sim, falar em retorno sobre a inovação.

Para o produtor rural, para a propriedade e produção o que interessa é a capacidade de inovação que determinada safra recebe ano após ano para garantir o crescimento da produtividade.

Portanto, meu entendimento é que sustentabilidade para o agronegócio, da mesma forma como a inovação para as revendas e para o campo, não é mais questão conceitual, mas sim essencial para a garantir o futuro. Sustentabilidade para o agronegócio significa trabalhar com gestão acima de tudo, considerar o que aconteceu, o que precisa ser feito e, principalmente, buscar a previsibilidade para o que virá a acontecer.



Revendas de insumos para crescer com sustentabilidade precisam sacramentar a importância da gestão para o seu dia a dia. A gestão do seu negócio, a gestão do produtor, considerando o apoio e assistência necessários para suportar as tecnologias e inovações para o campo. Como também, precisa considerar a gestão do seu relacionamento com os fornecedores e a sociedade com um todo.

Em todo o caso é muito difícil fazer gestão, inovação, provocar mudanças em nosso cotidiano, mas o fato é que atitude não pode faltar para ninguém, então, se você se encontra na mesma situação daquele diretor que eu conversei, que estava desanimado, vou dizer o que eu falei para ele: quem quer faz tudo acontecer, quem não quer arruma uma desculpa.

Vamos ajudar as revendas de insumos a crescer com sustentabilidade! Vamos ajudar, vamos ajudar, vamos ampliar nossa capacidade de visão, nossa força de ação. Convoco a todas as empresas, multinacionais, revendas, cooperativas, industrias de alimentos, para fazer acontecer, chacolhar de vez a gestão do agronegócio com olhos para o futuro.

A sociedade é o alvo maior de impacto de ações mal geridas, quem sofre é quem depende do alimento. Sofre o produtor, sofre o distribuidor, sofre o fabricante e sofre o consumidor. Pensar sustentável é cuidar do presente, agir corretamente com base nos dados e registros do passado, aprendendo a como fazer do amanhã a produtividade certa, com o investimento exato, para a colheita de excelência.

Tenho certeza de que se você chegou até aqui na leitura deste artigo é porque você sabe que nada além disso interessa, então vamos  em frente, botar pra fazer, com atitude, força e fé!!!

Abraços a todos e até o próximo artigo!

Jordano Gonzatto


Nenhum comentário: