terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CRM para o Agronegócio

Olá meus amigos, tudo bem?

Estou pensando nestes últimos dias sobre como deveria ser o CRM para o Agronegócio, tendo como base os segmentos da indústria, da distribuição, cooperativas e revendas de insumos. Fiz algumas anotações, como também com o aprendizado aqui na Datacoper,  e quero compartilhar com vocês.

De fato, como uma problemática eu comecei a buscar referências e informações sobre o que seria um conjunto central de estratégias e táticas para construção de uma metodologia para um CRM agrícola, ou talvez, agropecuário.




O fato é que responder a esta pergunta nos leva a dois artefatos significativos e de peso para organizar referencias sobre o assunto, e para não entrarmos tão a fundo assim, vou escrever os pontos que entendo serem os mais relevantes para um CRM AGRO. Mas para começar, vamos revisar conceitos e adequá-los para a realidade do campo. Então, vamos tratar primeiro sobre o que é  CRM:

"Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente . Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente. Essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as campanhas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa. Segundo Kotler e Fox (1998), conquistar clientes novos custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os mesmos clientes que já possui. Por isso, utilizar ferramentas como o CRM, que permitam a fidelização de um cliente, são estratégias corporativas a definir e immplementar". Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management

Por outro lado, vamos entender o que é o agronegócio:

"Agronegócio (em inglêsagribusiness) é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo é usado para se referir às grandes propriedades monocultoras modernas que empregam tecnologia avançada e pouca mão de obra, com produção voltada principalmente para o mercado externo ou para as agroindústrias e com finalidade de lucro." Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agroneg%C3%B3cio




Em linhas gerais, a teoria aplicada em solo brasileiro para o agronegócio, deriva das linhas de cultura estabelecidas pela escola de Harvard e Purdue. É de lá que vem a conceituação aplicada aqui e em solo latino americano para entender que o agronegócio é um sistema amplo e que possuí fatores chaves de produção que alimentam toda a sua cadeia (pré-porteira, dentro da porteira e, pós-porteira), envolvendo grandes culturas, com o emprego de tecnologia avançada para fornecer às indústrias cada vez mais produtividade.

CRM para o agronegócio implica em compreender a dinâmica competitiva de cada fator/elemento do cliente Produtor Rural, entendendo que este possuí um sistema interdepende e de agregação de valor.
A agricultura precisa ser de conhecimento, então o CRM AGRO precisa aplicar-se aos processos de negócio para gerar informações que deem suporte ao conhecimento necessário para realizações de atividades focadas na propriedade e na sua produção.





A partir desse ponto, passamos a olhar para o CRM do agronegócio como uma tecnologia para o relacionamento com o produtor rural e sua capacidade de produzir, considerando a propriedade, as culturas e as operações de safra. Então, um CRM para o agronegócio necessariamente precisa estar muito bem resolvido para suportar as operações e processos de safra, seja na distribuição de insumos, seja na originação de grãos, seja nos processos agronômicos e de assistência técnica ao produtor.

Por fim, outro elemento crucial para sucesso de um CRM para o agronegócio é acolher os índices de nível tecnológico, considerando a cultura e os recursos gerais para o plantio de determinada safra. Neste fator temos uma chave que pode ser o pulo do gato para traçar a perspectiva de aumento de participação e potencial por produtor entre outras coisas.

Talvez esse artigo devesse se chamar como definir estratégias de CRM para organizações do agronegócio. Dentre estas empresas, destacaria os distribuidores de insumos, visto que estes tem necessidade urgente de implementar estratégias de CRM para suportar as atividades mais emergentes e de alto custo para suas operações.

Até a próxima!

Jordano Gonzatto
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Fontes das imagens:
- http://blogbrasil.comstor.com/bid/351991/Internet-of-Everything-agropecu-ria-conectada-o-futuro
- http://novosite.ururau.com.br/ururaurural/536d62c19efe50d57df72a028762284f8e3f884c_aumento_da_produtividade_deve_elevar_em_15_3__colheita_de_graos_na_proxima_safra
- http://www.primeirahora.com.br/noticia/142574/projeto-de-lei-facilita-recuperacao-judicial-do-produtor-r

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