sexta-feira, 11 de abril de 2008

Gerência de Projetos com Scrum

Diversos conteúdos entre livros, artigos e correlatos na área de Gerências de Projetos mostram inúmeros sistemas de gestão e o grau de complexidade desses métodos por vezes transformam a idéia de implantação em desgate e disperdício.

Meu objetivo aqui não é escrever sobre teorias, processos e execuções na área de Gestão de Projetos, quero apenas mentalizar e agir sobre aplicabilidades com um único método, o Scrum


Na Flex Digital, iniciamos a primeira operação na Cidade de Cascavel, com aplicação de SCRUM, para gerência de projetos em 09.04.2008. A Flex Digital é uma empresa que esta há mais de 5 anos no mercado de serviços para redes de dados, com tecnologia linux na instalação de servidores, sistemas de rede, peças, equipamentos e serviços técnicos.

O processo de implementação do Scrum esta sendo um pouco difícil, como todo novo método exige muita concetração e esforço da equipe, uma grande vantagem que observei foi o poder de adaptação da equipe que leva a uma rápida implementação.

Começamos o SCRUM!!!!

Primeira ação foi diagnosticar as imperfeições da Flex no ambiente comunicativo, em 11.04.2008 . Mapeamos todos os processos de trabalho, através de mapas mentais para facilitar a visualização dos grupos.

Com esse trabalho pronto, decidimos dividir e priorizar 4 campos de atuação:

ATENDIMENTO
SUPORTE
DESENVOLVIMENTO
FLEX DADOS

Para simplificar o dia a dia do Time, começamos nossas tarefas com dois quadros modelados para o Scrum. Percebemos que existe uma divisão de tarefas complementar entre as áreas de ATENDIMENTO E SUPORTE, e DESENVOLVIMENTO E FLEX DADOS. Por este motivo optamos em implementar os dois quadros, assim a equipe que é composta por 1 profissional em cada área, atuará sempre em par na resolução das tarefas. Nosso início ficou definido desta forma, todavia, nossa estratégia é implementar no prazo de 90 dias um SCRUM para a Flex Digital.

A partir deste momento nosso esforço pelo período de 30 dias é para aprimorar as principais técnicas de jogos e estratégia através do Scrum para finalizar as principais pendências identificadas pelo mapa de atividades de cada área.















Texto iniciado em 11.04, em andamento.