quarta-feira, 14 de maio de 2014

Canvas para Gestão de Estratégias


Concluí um estudo de mais de 7 anos sobre um tema um tanto quanto instigante: Gestão Ágil de Estratégias.

Neste tempo escrevi um e-book ensaiando sobre o assunto de Empreendedorismo Ágil já puxando uma pegada para gestão de estratégias.

Ainda em 2008 quando comecei a escrever não encontrava nada sobre o tema no Brasil. Tínhamos muitos profissionais escrevendo e falando sobre Ágil mas de maneira aplicada à engenharia de software.

Quando em 2009, encontrei publicações de um americano que estudou o reflexo das metodologias ágeis sobre o modelo tradicional que é realizado o planejamento estratégico.

Bingo! eu tinha a faca e o queijo na mão para colocar as minhas ideias em prática, inclusive aqui cabe um agradecimento as empresas e aos empreendedoras que desde então possibilitam que eu utilize suas bases organizacionais para aplicar e testar ideias inovadoras. Obrigado!

Na época comecei a juntar informações sobre a formação de estratégias e compilei o e-book. Ele é todo orientado para o modelo de como organizar estratégias sob 4 óticas: estratégias Intencionais - Emergentes - Iterativas - Incrementais. Acesse o e-book aqui veja o que descobre http://goo.gl/aszeeQ

Após a publicação do e-book, eu não parei, fui mais a fundo e ao mesmo tempo a comunidade ágil no Brasil dava passos largos para que a metodologia fosse encarada sob a ótica da estratégia.

Empresas em mercados complexos precisam atingir alvos móveis, a melhor maneira é gerir estratégias com processo enxutos e valores comportamentais ágeis.

Em 2014 publico aqui para vocês pela primeira vez o Canvas para Gestão de Estratégias. Anexo abaixo a figura que apresenta 9 blocos de análise para validar estratégias empresariais, de equipe e pessoais.

São blocos analíticos, através deles você descobre se a sua estratégia é boa ou ruim.

Garanto que este modelo foi testado e esta em implementação em uma empresa modelo que logo trarei mais informações sobre ela.

Strategy Model Generation
Neste link você pode acessar outra versão do Canvas de Estratégias -  http://goo.gl/JrEugy

Não perca os próximos posts, pois estarei detalhando melhor as ideias por aqui.

Espero que goste!

Vamos que vamos!

Licença Creative Commons
Strategy Model Generation de Jordano Gonzatto está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://jgonzatto.blogspot.com.br/2014/05/canvas-para-gestao-de-estrategias.html.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://jgonzatto.blogspot.com.


Nenhum comentário: