Olá!
Estou neste momento na Flex digital pensando em que rumo tomar para a implementação do Scrum.
Traçamos uma sprint backlog para término em 1 de junho de 2008.
Neste momento estamos com 4 quadros de planejamento, um modelo de scrum para cada departamento da Flex; atendimento; desenvolvimento; suporte; flexserver.
Para cada departamento desenhamos uma linha de ação dentro do prazo proposto, desta forma, nossa previsão é finalizar até esta data um sistema financeiro de gerencimento e tomada de decisões, um modelo de gerenciamente de software, um padrão de fluxo de trabalho geral para a gestão da empresa, um modelo de gerência de marketing e recursos humanos.
O processo é ágil, como coordenador do Scrum, está sendo aplicado seguindo alguns princípios do GTD com mapas mentais de planejamento e toda a gerência nas ferramentas do Scrum.
Hoje, examente, hoje, preciso decidir algo importânte.
"estou como o Lula, decidindo se toma ou não a decisão de aumentar o preço dos combustiveis".
Enfim, percebo que o mais grave é adequar o comportamento da equipe para vivência do Scrum, as reuniões diárias não estão ocorrendo com comprometimento da equipe. Uns se destacam pela produtividade, outros se perdem com tantas interrupções diárias.
Então, a minha dificuldade esta em moldar o comportamento do Time para a estratégia do Scrum.
O valor auto-gestão requer uma moldagem de competências para o gerenciamento ágil.
Esse complicador está criando um impedimento grande dentro do projeto de implantação do Scrum na Flex. Minhas dúvidas são: a equipe pode ser eficiente e focado no Scrum? A equipe não se adapta ao método ágil pois existem barreiras internas de relacionamento interpessoal? Contuniar com a aplicação do método ou finalizar a implantação para não gerar pontos negativos, embora, já os tenhamos?
Aguém pode me ajuar a responder essas dúvidas focadas no comportamento do Time?
Obrigado!!!
Att
Jordano
Nenhum comentário:
Postar um comentário