terça-feira, 10 de novembro de 2009

Empreendedorismo ágil



Ação

Viva o novo! Abandone métodos de mais de 100 anos e inove, invente.

O empreendedor é uma pessoa que aprimora suas competências e atitudes de mudança continuamente. Respira o novo, ataca oportunidades como um leão caça um búfalo.

Atualmente encontramos diversas maneiras de empreender, com técnicas, critérios, práticas, enfim, o universo empreendedor dos 'agilistas' é rico em abordagens e direções especificas de como e onde agir.

Neste artigo não vamos discutir o que é ser pai, e sim como trocar as fraldas e fazer a mamadeira. Você não vai encontrar um guia de como mudar a sua cultura, mas começará a entender o que é Empreender ágil.


Empreendedorismo

Empreendedorismo é o ato de empreender, executar, de estudar sobre si e, sobre suas capacidades e competências.

Empreender poder ser um movimento que você desenvolve ou, até mesmo, um nascimento, algo que é inato.

Este texto não tem a intenção de ser apenas um documento de negócios, ele tem a intenção de promover uma linguagem madura sobre o empreender e valores ágeis.

Ao colocar dentro do liquificador suas competencias e aprender a transformá-las tendo por base os 'valores ágeis', automaticamente você passará a adotar práticas e métodos ágeis. A idéia de transformar suas competências está ligada a inversão de percepção que a adoção de valores ágeis provocam na natureza da sua forma de agir. Responda bem rápido: Qual é o objetivo de um liquidificador?


Movimento ágil

A novidade está na inversão de prioridades.

Analisando o ambiente da ação de administrar como ciência, a criação dos seus princípios, pensamentos, métodos e práticas começaram a ser observadas há mais de 100 anos.

O movimento ágil surgiu com a colaboração de profissionais das áreas de desenvolvimento de software na década de 90. Desse movimento, nasceram as metodologias ágeis. Uma concepção originada de práticas de gestão de projetos e engenharia de desenvolvimento de software.

Não vamos entrar no contexto histórico do nascimento dos 'métodos ágeis', suas influências, seus princípios ou até mesmo seus métodos em si. Está análise será efetuada no livro. Neste momento a idéia é focar e entender os 'valores ágeis' e sua relação com as competências profissionais.

Movimento é o diferencial das metodologias ágeis. Inverter prioridades é seguir constantemente em interação e adaptação.


Manifesto ágil

Todos os recursos históricos e suas influências são fundamentais para formar um novo conceito de trabalho.

Quando alguns profissionais da área de software criaram o Manifesto Ágil conceberam uma base simplificada que mostra em poucas palavras uma revolução sustentável no ambiente organizacional extensiva a diversos setores produtivos da sociedade organizada.

“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, passamos a valorizar:

- Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano.


Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.”


Quando traçamos um comparativo entre os valores ágeis e as atitudes de mudança necessárias para internalizá-los, percebemos que o entendimento avança numa veia cultural. Desta forma, há uma reação muito grande dos indivíduos e das empresas que adotaram a convergências de suas competências empreendedoras com os valores e métodos ágeis.

Os valores estabelecidos no momento do manifesto demonstraram para a sociedade uma inversão a forma tradicional. A inovação causada pelo manifesto não foi apenas prioritária, mas também um basta ao que realmente gera improdutividade e impede a criatividade de aflorar.


Agilidade

Na década de 50 surgiram as chamadas novas teorias da administração. O seu precursor foi Peter Drucker. Naquele momento Drucker e outros estudiosos apresentaram novas abordagens sobre antigos assuntos. Essa abordagem priorizou:

- ênfase nos princípios gerais de gestão;
- ênfase nos objetivos e resultados.


Ao avaliar os valores ágeis identificamos que a priorização facilita a adoção de princípios gerais de gestão e principalmente, transforma objetivos em resultados de forma rápida e eficiente. Com uma mentalidade ágil você enxerga mais e melhor pelo fato de que o seu empreender é constante, você se auto inspeciona.


Convergência

Quando você começa a convergir, ou seja, quando você sente o cheiro da mudança diariamente, significa que sua ação está à flor da pele, você está em um ambiente de novas práticas.

As novas práticas de gestão começaram no pós-segunda guerra. Numa rápida cronologia percebemos o seguinte:

Os principais métodos de produção e pensamento criados a partir de 1900, perduraram até a década de 90, com os modelos de Henry Ford e Frederick Taylor.

Nos anos 50 temos o início da nova Gestão de Projetos, um pouco antes a Toyota dava início ao seu sistema de produção, o TPS.

Nasce em 1947 a Organização Internacional para Padronização, a ISO.

O conceito de empreendedor foi citado e discutido pela primeira vez por Josefh Shumpeter em 1950.

Nos aos 70 o nascimento do PMI - Project Management Institute.

Nos anos 80 o PMI desenvolve o PMBOK.

Em 1986 o surgimento do Scrum no artigo "The new new product development game", de Nonaka e Takeuhi.

Na década de 90, a Gestão do conhecimento entra em cena e é embalada com o advento do capital intelectual e social. A nova esfera da economia baseada na informação.

Ainda na década de 90 temos o Manifesto ágil. O surgimento da XP - Extreme Programming, uma das principais referencias da metodologia ágil.

O mundo corporativo começou a perceber que as suas percepções precisavam de mudança. E o profissional percebeu que o seu conhecimento se transformou na principal moeda da sociedade organizada.

Portanto, o que quero mostrar com essa cronologia é que a transformação da sociedade está num processo descontínuo. Nossas competências estão sendo forçadas a novas transformação. As principais práticas de gestão sofreram transformações e a tradicional visão do Empreender continua de lado, precisa se reinventar.


Faça você mesmo!

Neste artigo você precisa entender que a ação não é simplesmente um ato, mas sim um passo, um pensamento direto no alvo.

Gosto muito do conceito de 'desempenho humano', acredito que ele é ideal para ser internalizado por um empreendedor. O conceito diz o seguinte:

"é o ato ou o efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. É diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o 'querer fazer', que explicita o desejo endógeno de realizar (a motivação), e o 'saber fazer', isto é, a condição cognitiva e experiencial que possibilita o individuo realizar com eficiencia e eficácia alguma coisa." (Marcelo Antonio da Silva, Juliano Mario da Silva. p.89, 2009).

Para saber fazer basta pensar em como por em prática (EXPERIÊNCIA). Por trás de todo raciocinio humano tem sempre um formato que mostra como enxergamos nosso pensamento sendo executado.


Agarre os Valores!

Se você pesquisar sobre métodos, identificará inúmeros deles. O que tem por trás de cada um deles é a forma como você prioriza e incrementa novas idéias, num ciclo perfeito.

Minha sugestão para você é:

Agarre os valores ágeis.

Pesquise sobre eles, você vai perceber que são simples e levam você a uma inversão na forma de enxergar os seus alvos, seus objetivos.

Crie o seu método com atitude e originalidade. Não esqueça de fazer a sua gestão e continuar até chegar na ação.

Prepare-se para o novo perfil do empreendedor ágil.

Um comentário:

xauz disse...

Essa teorias estão enraizadas na nossa cultura, e para quase tudo usamos os mesmos metodos que se usava há mais de 100 anos. Essa nova cultura surge baseada em confiança e eliminação de desperdicios, e isso pode ser aplicado a praticamente tudo na nossa vida. Em empreendedorismo acho que é totalmente essencial.