quarta-feira, 7 de abril de 2010

Encontro dos Twiteiros de Cascavel #ETC_cascavel

Neste mês vamos realizar o primeiro ETC Cascavel, encontro dos twitteiros culturais de Cascavel com o tema Brasil, Educação e Escola - O que nós como rede podemos fazer para contribuir?

A educação, o Brasil e as redes estão passando por um momento de democratização, todavia ainda temos grandes barreiras, destacamos duas como principais:

- Tecnologia ao alcançe de poucos

- Preconceito em relação às novas técnicas de ensino

Discutir sobre educação e escola em ambiente de redes é convergir para a chamada EDUCAÇÃO 2.0, como definição para esse termo vamos adotar a Professora Márcia Maria de Matos, especialista em EAD do Sebrae, que defini

"Educação 2.0 como o processo pelo qual o aprendiz constrói seu conhecimento em ambientes interativos apoiados pela tecnologia, livremente, orientado ou com ajuda de um facilitador"

Partindo desse conceito é que vamos abrir uma discussão pertinente sobre o assunto e partindo da ótica do ETC o objetivo é utilizar as mídias socias, neste caso o twitter, para criar e gerar mudanças sociais.

O ETC nasceu com o ideal de promover cultura e gerar discussões pertinentes. Através do Twitter é muito rápido e fácil atingir indices de informação nunca imaginados na historia das mídias sociais. Ao mesmo tempo o fator essencial de promover cultura através de encontros entre twitteiros é evidenciar a cultura individual, o conhecimento do indivíduo inserido no contexto social.

O twitter, os blogs e as demais ferramentas de interatividade tem demonstrado como é fácil a geração do conhecimento através da produção social. O maior reconhecimento que o indivíduo pode obter ao postar seu pensamento ou conteúdo em blogs, fóruns, listas e redes é o fato de tê-lo referenciado ou simplesmente comentado.

Convidamos a todos para participar desta grande revolução social que está acontecendo. Empresas precisam abrir os olhos para os novos meios de aprendizagem e, profissionais precisam começar a entender como aprimorar seu conhecimento e estudo por meio das ferramentas de interação da internet. Aos professores que permacem enclausurados no modelo de ensino tradicional fica uma observação pertinente do Luli Radfahrer @radfahrer

"Se nós pararmos para pensar vamos perceber que se alguém fosse congelado na época de Aristóteles e acordasse hoje não entenderia um hospital, uma cidade ou um avião. Já uma escola,a pessoa descongelada entenderia."    

Fonte: Revista Conhecer Sebrae, n. 5, setembro de 2009.

Logo, mais informações sobre o ETC Cascavel aqui neste blog, ou pelo twitter no endereço http://twitter.com/etc_cascavel

Para saber mais sobre os ETCs, visite o endereço http://www.etcbrasil.com.br/

Vamos lá, participem, vamos mudar esse mundo e fazer da educação 2.0 nosso mais forte impulso ao conhecimento

Posted via email from jordanogonzatto's posterous

Nenhum comentário: