quarta-feira, 12 de maio de 2010

Agilidade e negócios

Quando falamos em negócios ágeis enxergamos o manifesto ágil e mergulhamos em práticas. No manifesto, produto/serviço em funcionamento é mais importante que documentação abrangente e, colaboração com o cliente é mais importante que negociação de contratos.

Se seguirmos esses dois valores ágeis e não prestarmos atenção nos princípios que norteiam o manifesto quanto ao cliente, certamente vamos cometer equívocos na colaboração com o cliente e em como entregar produto sem que o contrato seja negociado.

Os princípios abaixo mostram uma verdade, a de que a inovação vem do cliente.

- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
- Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
- Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

A grande sacada dos negócios ágeis é a interação contínua com o cliente, tratá-lo como dono do negócio, atendê-lo partindo da análise do que ele realmente precisa. 

O comum em empresas de software ou de outros segmentos é pensar pelo cliente. Você até pode pensar pelo cliente, desde que você ouça claramente e objetivamente o que ele precisa. O costume nos leva a pensar que o cliente precisa engolir nossa grande idéia pelo simples fato de que ela é a melhor idéia do mundo.

Onde está o engôdo?

Na entrega. a entrega é o resultado final do processo de produção e geração de valor. Entregar depende essencialmente do desempenho organizacional. Empresas se enganam e enganam a seus clientes quando não tem estratégia alinhada com execução. O engano fere a sustentabilidade do negócio e mancha a imagem da empresa perante o cliente. 

Porque? 

A falta de iteração entre organização, processo e operação emperra a interação com o cliente. Existem coisas ruins, mas uma empresa que só sabe 'fazer' caí na isca do pescador, é fisgada e vai pra panela. Portanto, o engôdo entre o negócio ágil e o tradicional está em saber para que direção empurrar o pensamento e de onde puxar os incrementos. 

Logicamente a resposta já está na ponta da sua língua, ou seja, direcionar o pensamento para a inspeção de mercado, testar hipóteses, empurrar idéias e abordagens. E, puxar incrementos de clientes e oportunidades de novos nichos e segmentos.

Siga agora mesmo para fazer um feedback com seu cliente, não perca mais tempo,
INTERAJA!

Posted via email from Jordano Gonzatto

Nenhum comentário: