quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Apresentação de Vendas - Modelo estrutural

Olá!

Várias pessoas me questionam sobre qual é a melhor maneira de apresentar o seu produto/serviço. Sinceramente eu não sei, pois isso depende de uma série de fatores.

No entanto, existe um modelo de apresentação de vendas que é mundialmente conhecido através do livro The art of the start, do Guy Kawasaki, que vale a pena a gente analisar e seguir.

Quando comecei a fazer minhas apresentações de produtos de software, minha preocupação primeira era a de contar uma história, fazer uma analogia, enfim, dizer alguma coisa mais significativa que a própria apresentação ou o produto.

O Guy comenta sobre vários aspectos em seu livro, no capítulo sobre a arte de apresentar idéias. Praticamente, na minha visão, apresentar idéias é estado de espírito, não slides bonitinhos ou bem estruturados. Apresentar idéias é apresentar você, como empreendedor, como pessoa que sabe das coisas e, principalmente, sabe o que está fazendo.

De qualquer forma, praticar é sempre fundamental. Confesso que quando saio à campo não me preocupo se tenho em mãos folders, revistas, livros, apresentações ou qualquer coisa que referencie o produto. Preocupo-me com a minha mente. Como estou preparado para aquela interação que vou iniciar. Apresentações requerem preparação mental antes de qualquer coisa, é mais energia positiva para penetrar na mente do seu espectador. Pense nisso!

Se você está no começo do seu negócio e precisa de um modelo inicial, siga o modelo que o Guy sugere, sincronizando o modelo da apresentação do seu produto com a sua apresentação pessoal. Não cometa o erro de fazer uma apresentação desalinhada dos slides, ok?

Boa sorte, qualquer dúvida estou á disposição para trocarmos idéias... []s

Posted via email from Jordano Gonzatto

Nenhum comentário: