quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Agilidade na Datacoper: acolha as mudanças

Começamos o ano de 2010 aqui na Datacoper com uma introdução à Agilidade, com a apresentação que você pode ver embedada abaixo.

</object><div style="padding:5px 0 12px">View more presentations from jgonzatto.</div></div>

A apresentação foi ampla, genérica, com foco na cultura da agilidade como um todo, não apenas nas técnicas de desenvolvimento ou gestão de projetos. 

A grande vantagem de ter iniciado este projeto na Datacoper está no perfil da empresa e das pessoas que a fazem. Não adianta, a agilidade pode implacar em qualquer lugar, depende apenas de uma coisa: das pessoas abraçarem as mudanças.

Desde o primeiro quadro branco grudado nas paredes até o momento em que escrevo este post, já são mais de 50 metros de parede sendo usadas para gestão á vista, com kanban e, agora algumas técnicas já estão sendo inseridas para gestão de projetos de software com o Scrum.

O @pauloantiquera relatou bem em seu último post sobre as Expectativas para 2011, destacou o estudo do SCRUM, a análise de outras metodologias, tais como a XP, FDD, TDD, além de boas práticas como integração contínua, refactoring.

Ao contrário do que parece, as práticas ágeis começaram na área de negócios, com a gestão do relacionamento de novos clientes através da técnica do kanban. Na foto abaixo você pode ver o kanban sendo usado para a gestão do relacionamento.

KanBan Marketing e vendas - Gestão do relacionamento

KanBan Marketing e vendas - pós-vendas, gestão da carteira

Outra área em que a agilidade já tomou conta é a equipe de desenvolvimento e manutenção do BI e do CRM.

Através do kanban estamos gerindo os principais requistos de incremento nos produtos e dando a manutenção/atendimento ao cliente/usuário.

Tanto a equipe do BI quanto a do CRM, o foco está em enxergar o volume de tarefas a ser desempenhado pelos integrantes da equipe para melhor gerir o tempo.
Isso tem direcionado os projetos para uma melhor performance, pois passaram a identificar o tempo de cada um, seus papéis ficaram mais claros e ficou mais fácil remanejar ou alocar força em algo que exige mudança.

KanBan BI - Gestão do serviço


KanBan BI - gestão do produto

Kanban CRM - gestão do serviço e do produto

A Inovação na gestão do atendimento

Em linhas gerais, a Datacoper projetou uma grande inovação em seus processos de produção, deixou-os visíveis a todos, isso permitiu que os problemas fossem vistos com maior intensidade. Mas a grande inovação a Datacoper projetou ao inserir agilidade na Gestão do Atendimento aos clientes do ERP.

O antendimento era todo departamentalizado, com setores específicos distribuindo as tarefas, ao melhor estilo cascata. A quebra desse paradigma foi construída com o desenho de equipes dividas em níveis. Cada equipe agora é formada por profissionais de todos os setores, ou seja, cada equipe de atendimento é multifuncional, com conhecimentos tanto de programação, certificação, atendimento, processos de negócios e projetos. A atuação em conjunto dos profissionais e suas competências somadas permitiu uma melhora significativa no tempo de atendimento e satisfação dos clientes.

Kanban do primeiro atendimento


Kanban do segundo atendimento


Para 2011

Injetar agilidade em um ambiente com cultura de fábrica só se torna possível se as pessoas estiverem abertas ao novo. Mudar, quebrar regras antigas, quebrar modelos antigos de trabalho só é possível com novas atitudes.

A empresa como um todo está começando a respirar com mais leveza, de um lado vem a agilidade com uma visão de dinamizar o caos e acertar alvos em movimento e, de outro lado, a cultura Lean, que promove a estabilidade de processos internos, facilitando a gestão e visualização dos alvos.

Para 2011 não tem outro jeito, é seguir estudando e aprendendo, afinal, agilidade se faz no dia a dia.



Notas
- Para entender mais sobre as técnicas utilizadas sobre KanBan, sugiro a você ler o blog do Alisson Vale
- Vale também ler o livro sobre KanBan e Scrum – obtendo o melhor de ambos
- Para saber mais sobre a Datacoper visite o site http://datacoper.com.br


Nenhum comentário: