quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O poder da Sementação

Estar presente em momento de grande conquista é prazeroso para todos, mais prazeroso é poder construir grandes conquistas.



Céu nublado é sinal de chuva



No dia 02.12.2010, estive presente no Road Show Gestão e Tecnologia para empresas do Agronegócio, evento organizado pela equipe da @datacoper. Mas, não estive apenas presente, ajudei a construir este evento desde o começo, desde a primeira frase que foi dita sobre a idéia potencial. E, ajudar a construir algo do nada, que parece mais como uma imensa montanha para ser movida de lugar, dá a sensação de que você está jogando pedras em nuvens, você imagina que não acontecerá nada.

Quando de repente essa nuvem se transforma e de uma simples cirrus (límpida no céu) para uma incrível Cumulonimbus (nuvem de extrema precipitação). Foi assim o dia 02.12, de um céu de brigadeiro, quente e abafado pelos raios solares, para um céu nervoso, carregado de pingos de chuva. Chuvas que você continua vendo como uma enorme montanha, pronta para ser movida de lugar.



Definindo o caminho



O objetivo de todo profissional de negócios é de poder participar de algo que produz chuva. Chuva que alimenta as sementes do campo para uma germinação saudável. Acho que eu era uma das sementes que esteve presente neste evento com a missão de fazer um novo plantio para novas colheitas. Essa missão eu carrei com muito esforço nos minutos em que abri a apresentação sobre CRM como vantagem competitiva (apresentação ao final). Delegaram para mim a tarefa de conceituar CRM na visão que a Datacoper pratica. Sintetizar uma visão sistêmica em poucos slides e transmiti-lo à mais de 60 pessoas, entre eles clientes, clientes em potencial, colegas, Diretores e Gestores, tanto da Datacoper, quanto das empresas presentes, confesso, dessa vez não foi fácil.



O esforço é só o começo



Para o empreendedor enfrentar desafios e assumir riscos parece algo natural, mas admito que até o momento em que iniciei aquela apresentação eu estava em estado de cirrus. Você poderia ter jogado qualquer pedra que não teria criado efeito algum. Esqueci completamente todos os ensinamentos sobre riscos, postura e tudo mais que lemos e aprendemos sobre apresentações. Mergulhei, eu fui lá, dei a cara a tapa e fiz o meu trabalho, cumpri a missão, transmiti a mensagem a Garcia.

Foram quase 5 minutos de apresentação, sem tropeços, apenas com um deslize no raciocínio, mas acredito que só o @ricardoalper tenha observado (eu apertei muito rápido o passador dos slides e num segundo eu quase me embananei). Enfim, foi demais. Já realizei diversas apresentações, minha penúltima palestra foi para mais de 200 pessoas, mas nessa, a coisa foi muito diferente. É dessas adversidades que o empreendedor precisa. Não teria graça nenhuma repetir algo que eu já sabia como fazer. E por isso foi diferente, foi sensacional. Você precisa experimentar desafios como este.



O Impacto da confusão



Na platéia estavam presentes empresas que no somatório geral impactam em mais de 10 bilhões na economia do agronegócio brasileiro e paraguaio. Transmitir uma mensagem sobre CRM, algo que sou apaixonado foi tranquilo, eu sei do que se trata, entretando, fazer a mensagem repercutir, ser lembrado, fazer com que a Datacoper seja lembrada, contar uma história significativa, é que foi dificil.  

O evento seguiu, logo após os breves minutos de minha apresentação, o Sr. Claudinei Turmina, Coordenador Técnico da Cooperalfa, cooperativa agroindustrial de Chapecó.SC, iniciou a apresentação do Case sobre o Projeto Somar. O Projeto Somar é o nome que a Cooperalfa deu ao CRM Cooperate Mobile da Datacoper. A apresentação do Turmina me deixou ansioso demais, observar uma cooperativa que possui 25 frentes de negócios, com mais de 70 profissionais potencializando a ferramenta de CRM, aplicando a cultura de CRM, com inteligência em marketing, integrado com BI, UAU!! puxa vida! simplesmente fantástico para um iniciante em projetos com tamanha envergadura. O Sr. Turmina foi incisivo, processo de negócios como força de vendas, assistencia técnica agrícola e inteligêcia em marketing são matérias que profissional algum pode deixar de entender e aplicar em ambiente organizacional.

Na sequência, o amigo e colega Luis Fernando @lcoper, realizou uma apresentação técnica sobre o CRM Agrícola e seu conjunto de aplicações para gestão do relacionamento com clientes e produtores rurais. Ao término da primeira etapa, com apresentação do CRM, o evento seguiu para o segundo momento, com as apresentações sobre o VISTRA Business intelligence.



A inteligência é sua e a tecnologia é nossa



O @ricardoalper distrinchou como ninguém o assunto sobre inteligência de negócios (BI), em síntese sua mensagem de breve mergulho mostrou como cavar petróleo é fácil e o trabalho está nas competências de cada pessoa em botar pra fazer. BI não é um aplicativo para customização, é projeto de desenvolvimento organizacional em que as competências empresarias são colocadas à prova. Afinal, inteligência é saber tomar decisões e, decisões são tomadas por pessoas.  

O momento de maior euforia para toda a platéia chegou com o Sr. Walmir, gerente de TI da Cooperatativa Bom Jesus, da Lapa.PR. Ele iniciou sua apresentação sobre as práticas de BI que já vem desenvolvendo à frente da área de tecnologia e estratégia da cooperativa. Sentado ao fundo, eu pude ver como as pessoas se mexeram quando o Sr. Walmir mostrou o antes e o depois da organização de uma empresa baseada em Inteligência de Negócios.



Estratégia escrita na parede com carvão



A Bom Jesus antigamente escrevia à carvão suas metas e objetivos estratégicos nas paredes das unidades, todas em madeira ainda. Quando o Sr. Walmir expressou esse momento histórico da cooperativa o sentimento de indignação aflorou, pois demonstrou claramente que quem quer consegue. A Bom Jesus tem uma estrutura de gestão de indicadores de dar inveja em qualquer um e, assim, continuou sua explanação mostrando os modelos de documentos em Word e Excel que eram preenchidos para geração do planejamento estratégico até chegar aos painéis (dashboards e cockpits) automatizados pelo VISTRA BI.

Ao término da apresentação do Sr. Walmir, o colega e amigo Carlos Silva, realizou uma apresentação técnica sobre o VISTRA BI. Demonstrou um mapa de áreas e indicadores que a equipe do BI projetou sobre agronegócio. Tenho certeza de que você não viu nada igual.



Empreender, gerir clientes e estratejar



Como profissional, construir algo de tamanho sentimento e perseverança gera força e dá confiança para continuar arregaçando as mangas e trabalhando, trabalhando muito por saber que o você faz é bom, é bem visto pelo seu cliente e que ele inspira confiança ao falar de você para os quatros cantos do mundo.



CRM e BI são duas culturas de doer a mente só de pensar em aplicar em uma organização. Mas, ao mesmo tempo, a dor desaparece com o crescimento que as pessoas de uma equipe obtém com tais tecnologias. É ganho em competitividade, é vantagem competitiva.

Três momento foram inesquecíveis para este empreendedor que aprende a cada dia: 1. estar junto com todos da equipe da @datacoper na construção deste campo semeado de trabalho e dedicação; 2. aprender sobre CRM na ótica de quem sabe usar e usa como se fosse algo inerente á vida, como demonstrou o Sr. Turmina da Cooperalfa; 3. perceber que atingir os patamares da gestão estratégica só é possível pelo esforço e capacidade das pessoas, só depende das pessoas para que a inteligência de negócios seja algo real dentro de uma organização. Obviamente, vou puxar a sardinha para o nosso lado, pois aplicar tudo isso com uma ferramenta muito bem lapidada como o VISTRA, é muito mais fácil. Pense nisso!



A precipitação



Após o evento, ou após o ‘mergulho neste cenário de informações’, como diria o @ricardoalper, a chuva começa a pingar. As nuvens modificam o céu e já no dia seguinte após o evento, começamos a colher os resultados. É neste momento que você sente que o esforço todo foi recompensado, ou seja, um novo cliente nasce solicitando proposta e apresentação e dizendo o quanto foi útil o conhecimento que você transmitiu para ele. Bingo! missão cumprida.

A tarefa essencial de um empreendedor é fazer chover. Para isso preparar o campo para a semente é a chave que garantirá uma boa colheita. Se você está aplicando idéias como essa ou vivendo situações como a que eu estou vivendo, sinta orgulho, mas não esqueça, precisamos trabalhar muito mais, pois o campo a ser semeado é imenso, é maior que o Brasil...



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Veja imagens do VISTRA BI aqui




Vamos em frente!

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