ANÁLISE DE RESULTADOS DA APLICAÇÃO DO SCRUM NA PRIMEIRA SEMANA DE IMPLANTAÇÃO NO DEPARTAMENTO DE MARKETING E VENDAS.
Neste sábado, finalizamos uma release da semana. O método ágil de gerência de projetos Scrum teve seu início dentro da Sovis Sistemas no dia 05.05.2008.
Quero dividir essa análise com todos os leitores e integrantes do Time da Sovis Sistemas.
Organização
- PRIMEIRO DIA – 05.05.08
- iniciar o trabalho de implantação de um método de gestão de projetos dentro de uma empresa requer atitude comunicativa. O profissional da equipe tem que ter claro quais necessidades são prioritárias logo no começo do dia. Desta forma destaquei a urgência de modelar dois quadros brancos para organizar a coleta de dados para o Scrum.
- SEGUNDO DIA – 06.05.2008
- iniciamos tarefa para coleta de dados e definição da tralha mental, direcionando os projetos e as ações priorizadas. Alinhamos um Product Backlog, definindo as peças do Jogo para o Scrum.
Nosso Product Owner, Sr. Mauricio.
Neste mesmo dia alinhamos os Post it no quadro branco na coluna backlog. Em seguida, planejamos a Sprint 1, estimando-a para uma prazo média de 6 dias. E sequencialmente traçamos nossas estratégias.
- TERCEIRO DIA – 07.05.2008
- SCRUM DAILY MEETING já a ponto de bala ocorrendo às 8h30 da manhã, pontualmente. O terceiro dia foi o de maior satisfação para a equipe. Finalizamos o product backlog no dia 6 e alinhamos algumas tarefas para o dia seguinte. Foi finalizada a organização do fluxo de trabalho do departamento de Marketing e vendas.
- QUARTO DIA – 08.05.2008
- novamente, ás 8h30, realizamos a reunião em pé, na frente do quadro, com duração de 20m. Neste dia destaco que observei algo muito importante, o comportamento do Time é voltado para o planejamento, mas a execução é dispersa, e com o Scrum tivemos melhoria significativa, pois nesta data observação o avanço que tivemos em alinhar todo o plano de marketing com os seus canais de trabalho.
- QUINTO-DIA – 09.05.2008
- Scrum Daily meeting, 8h30. Tarefas definidas, tarefas executadas. Produtividade em 100% com simplicidade. Além disso implementamos no dia anterior o treinamento em abordagens de vendas para o tele com a equipe. Tarefas diárias em execução pela equipe alinhada com as estratégias priorizadas.
Portanto, ao término de uma semana podemos constatar os seguintes resultados.
- a equipe tirou do papel e da cabeça todas as idéias antes perdidas ou tidas como “tralha” e orientou a organização para a prática do Scrum;
- A compreensão dos artefatos do Scrum encaixaram às necessidades que a equipe tinha.
- A equipe de toda a organização empresarial está interagindo mais, discutindo mais.
- percebemos que a cultura de planejamento sempre existiu na alta gerência do grupo, porém, a execução é que sempre não acontecia. Desta forma, o Scrum facilitou o alinhamento entre a estratégia e a execução.
- maior facilidade em visualizar os processos do fluxo de trabalho da área de marketing e vendas, com a implantação de um modelo horizontal de organização do trabalho. (vide foto e planilha anexa).
- A equipe destacou a percepção da união constante dos departamentos de desenvolvimento e negócios, uma necessidade aparente e urgente para a qualidade da implantação o Scrum.
- eficiência na desobstrução de impedimentos cresceu muito, pois tivemos 5 impedimentos bem distintos e todos foram resolvido com empenho da equipe.
Acredito que esse post tenha ficado muito extenso.
Enfim, neste post tenho a certeza de que fica clara a evolução do departamento de Marketing e Vendas da Sovis com a implantação do Scrum.
Em uma semana de muito trabalho, efetivamos tarefas dentro da formatação do projeto geral.
Na próxima semana, a evolução será maior, pois entraremos no sétimo dia alinhados para a execução. Para uma empresa, ter claramente detalhado os seus passos na execução de seus objetivos é como um fio que vai guiá-la através do labirinto de um dia, uma semana, um mês bastante atarefado. Com a organização disciplinada das ações, os projetos se transformam em compromissos e fazemos acontecer. Victor Hugo disse algo assim...
Pois bem, dando continuidade sobre o assunto, vocês perceberam que foi condicionado no movimento das peças do scrum o período de 7 dias.
6 dias – sábado, 10.05.2008
7 dias – segunda, 12.05.2008
Scrum -- -- -- desenvolvimento -- -- -- inovação ---- --- produtos -----
Perguntas: a implantação das ferramentas do Scrum, como estão?
- product backlog alinhado
- sprint backlog alinhada
- tarefas acionadas
- execução da sprint
- scrum daily meeting
- impediment backlog
Ações do planejamento
- fluxo de trabalho do projeto comercial
- lista de tarefas
- treinamento da equipe de vendas
- análise da logomarca
- planejamento dos canais de vendas
- planejamento de mídia e comunicação
- organização layout da sala de trabalho
- definição de metas de contatos mês
- definição de metas de prospectes mês
Pessoal, sabe de um coisa, as informações estão todas em uma seqüência, algumas são documentadas pelo grau de prioridade, outras não.
Encerro por aqui.
Obrigado!
Jordano gonzatto
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