sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Empresa igual a EQUIPE

Uma discussão interminável no mundo da gestão organizacional é como transformar capital humano em participação.

No ambiente empresarial temos dois gargalos muito corriqueiros, empresários concetradores e profissionais sem perfil empreendedor.

Como resolver tal questão? Na minha visão EMPRESA é igual a EQUIPE.

Não é possível nos dias atuais empresas e pessoas conviverem desarmonicamente.

Capital humano e participação são condições vitais na econonia do conhecimento para empresas e pessoas crescerem sustentavelmente.

Crescer em ambiente de desigualdade, onde a empresa e as pessoas vivem realidades diferentes dentro de um mesmo ambiente além de não ser saudável é contraproducente.

Harmonia entre empresários e colaboradores no conhecimento da estratégia do negócio e na construção de processos e rotinas organizacionais conduz a empresa ao alinhamento executivo, ou seja, estratégia caminha junto com execução.

Por fim, a empresa passa a gerir o seu conhecimento de forma integrada e interativa com a equipe participando da construção do negócio. A solução está em gerenciar a integração do capital humano com a participação das pessoas envolvidas no negócio da empresa.

Empresa é igual a equipe significa que a integração entre estratégia de negócios e desenvolvimento humano estejam alinhados em execução plena.

Agora temos outro problema: a integração. Como gerenciar a integração?

Primeiro, não existe plano para fazer com que as pessoas participem, o que existe é necessidade. O negócio necessita do conhecimento e da contribuição das pessoas. Planejar ou seguir um plano é tentar prever acontecimentos aleatórios e quebrar a cabeça, é continuar na mesma.

Segundo, iniciar um sistema de integração dentro do ambiente empresarial requer coragem. O desenvolvimento humano no ambiente empresarial é fator existencial para empresas do conhecimento. O que resolve é fazer acontecer, é fazer a execução dos processos e do dia a dia da empresa se transformar em algo extremamente necessário e sequencial. Ou seja, a liderença deve transformar o dia a dia das pessoas em um rotina de execução. É planejar e executar ao mesmo tempo, desta forma a empresa se transforma em equipe, com interação e planejamento alinhados com a estratégia.

Terceiro, para que tudo aconteça de forma adaptativa a liderança vem à cavalo, com uma postura orientada à auto-gestão. Criar ambiente de interação e colaboração entre equipes, onde a troca de informações tenha foco em comunicação de resultados é despertar a iniciativa, a descoberta de soluções, o empreendedorismo.

Para concluir, "empresa igual a EQUIPE" significa foco em pessoas.
Potencializar o ser humano com energia e inovação é condição competitiva sustentável.

Para uma abordagem de eficiência, a aplicaçao de métodos ágeis na promoção e na construção da participação e da colaboração é um recurso inteligente e prático.
A eficiência que as organizações encontram nas práticas ágeis, transforma o ambiente empresarial em harmonia. Essa visão é fácil de ser visualizada quando utilizamos Scrum na gestão do conhecimento.

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