segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Gestão de Mudanças com Scrum: CONFLITOS!

"Nossa! que desespero, minha empresa começou um processo de mudança e eu estou louco com tanto ruído que isso está gerando na minha cabeça. Não aguento mais, vou parar tudo!!!"

Esse é o pensamento comum do empreendedor. O primeiro passo já foi dado, iniciar o processo de mudança. A seqüência agora, é atuar de forma pró-ativa na organização da equipe e no avanço da mudança.

Dentro do ambiente de gestão de mudança, administrar conflito é algo de grande sapiência.

Vou citar um caso prático de gestão de mudanças usando Scrum.

Na empresa em que trabalho, iniciamos a implantação do Scrum para um projeto de melhoria na gestão de contratos. O escopo foi desenhado, os papéis do Scrum definidos, potencializamos a equipe para execução e o acompanhamento estava sendo efetuado diariamente.
O projeto teve início em 11.08.08 e tudo corria muito bem. A equipe se destacava na execução das tarefas, as reuniões diárias aconteciam com dificuldade mas acontenciam.

A execução ocorria de forma normal, com os impedimentos resolvidos no seu tempo. No entanto, a empresa conquistou um grande cliente, e um profissional foi demitido, e então, os conflitos se agravaram. A equipe comprometida com o projeto tinha lá suas desavenças, mas os impedimentos foram surgindo por causa do excesso de trabalho que acumulou e a equipe se perdeu.

Resultado, o projeto foi encerrado com 65% das histórias concluídas na data de 31.10.08.
Vários erros foram observados, e não cabe aqui comentá-los em sua extensão.

O fato é que a equipe destacou como o principal contribuidor pela geração de impedimentos a sobrecarga de tarefas e as dificuldades na comunicação, em fazer do feedback um instrumento de melhoria e crescimento.

Esse exemplo, num curto comentário, é um relato simples do que ocorreu no processo de engajamento da equipe com o Scrum. Problemas na comunicação e conflitos entre os integrantes da equipe.


Na implantação do Scrum para projetos de melhoria interna em ambiente empresarial, nada acontece de uma hora para outra. Os princípios do Scrum exigem disciplina e muita coragem, principalmente para a cooperação e feedback.

O principal artefato do Scrum que descato é o do Impediment Backlog. Para equipes tradicionais que iniciam no método de planejamento horizontal de trabalho, o timebox de impedimentos é de grande valia para que o empresário visualize as dificuldades da equipe e previna conflitos.

Nesta contextualização, os conflitos gerados com a implantação de um processo de gestão de mudanças, neste caso, usando Scrum, foram intensos. Tudo começa com uma equipe que não esta preparada para se adaptar a mudanças de forma rápida, como é o dia a dia da empresa.

Além desse fato, as pessoas entram numa fase de muita comunicação, outro detalhe de grande influência sobre o perfil psicológico da equipe.

Portanto, como que o empreendedor deve encarar os conflitos gerados pelos integrantes da equipe?

Encarar o CONFLITO como OPORTUNIDADE é a ação correta do gestor.

Quando CONFLITO entre pessoas numa mesma equipe é visto como empecilho, obstáculo, o resultado é pobre e a mudança não acontece. Se os objetivos da mudança são levados a sério, com liderança e coragem, as oportunidades que surgem dessas brigas, desses desentendimentos criam energia e mais oportunidades de mudanças. Os conflitos, as críticas aumentam a criatividade e contribuem para que a equipe se transforme com força e exatidão.

No exemplo prático que tivemos aqui na empresa, se esses princípios fossem colocados em práticas com vigor, certamente o projeto teria seguido o seu rumo e finalizado com 100% do escopo concluído.


Estatística
Segundo a American Management Association, os gestores gastam um mínimo de 24% do tempo lidando com conflitos.

"Conflitos são cruciais, e seu risco é o desrespeito entre as pessoas e o enfraquecimento da organização. Os conflitos são o sangue das organizações bem-sucedidas" George Kohlrieser

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