Escrevi um artigo sobre 'Gestão de mudanças com Scrum: conflitos!' há tempos atrás para enaltecer a importância dos conflitos na organização interna de uma empresa que está em fase de mudanças. Nesse artigo defendo que conflitos são necessários e muito necessários para a construção do dialogo e para que a equipe construa idéias em conjunto, discutindo.
Agora, escrevo sobre 'gestão de mudanças com scrum: confrontos!' quero defender a idéia de que conflitos não gerenciados promovem confrontos. Quando a equipe de trabalho entre num estágio avançado de mudança, onde os objetivos são orientados por projetos, a necessidade de discussão e construção de conhecimento conjunto é essencial. Neste momento os conflitos são gerados, e isso significa que as pessoas envolvidas estão debatendo o assunto para chegar a um consenso. Enquanto a discussão se arrasta, críticas, opiniões contrárias, políticos e extremistas entram em jogo. O fogo toma conta do ambiente e o facilitador tem papel importante de projetar o resultado.
Deste momento em diante, é que as oportunidades surgem. Com o dialogo a criatividade é aflorada pelas pessoas e a construção das idéias encontra riqueza de opiniões e caminhos. O lado difícil dos conflitos não é o fato da equipe estar 'á flor da pele', mas é o fato dos integrantes da equipe gerarem confrontos. Vamos definir da seguinte forma: conflito é o embate entre duas ou mais pessoas para definição de uma idéia.
Confronto é quando a idéia discutida (passou pelo conflito) está em fase de implementação e a equipe ou integrantes dela começam a discordar dos detalhes na execução. Agora sim é que a coisa começa a pegar. Num ambiente de Scrum, com as sprints definidas e alinhadas, o time começa sua execução, no entanto, algumas ações em ambiente organizacional empresarial, exigem formas diferentes de serem realizadas. Confrontos estão diretamente relacionados a lideranças. Tenho vivido situações desta forma, onde líderes de equipes agem de forma desarmônica para realizar a tarefa, definindo situações tais em desacordo com escopo.
Confrontos são embates de maior força e vibração que geram questionamentos sobre o desempenho individual de cada pessoa. Perguntas como: por que você esta fazendo desta forma? Por que não podemos fazer da forma tal?
Perguntas como essa são pertinentes, desde que sejam colocadas na hora certa. Depois de discutir os detalhes do escopo e depois que as tarefas foram realizadas, essas perguntas devem ser direcionadas para uma retrospectiva, não devem ser feitas no ardor do dia a dia. É nesse ponto que os confrontos nascem.
Portanto, a dica é, estimule os CONFLITOS, mas evite confrontos. O product Owner é chave nesse processo, e principalmente ele, deve ficar longe de confrontos e situações que coloquem em cheque e eficiência operacional dos indivíduos.
Errar é preciso, navegar é preciso, agir é essencial.
Um comentário:
a minha opinião é que vc se tornou um excelente comunicador de suas idéias!
saquei tudo que vc escreveu!
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