sexta-feira, 13 de junho de 2014

Como saber se o seu currículo é inovador e diferente

Desde 2004 eu faço seleção de pessoas através de currículos impressos. Sabe quantos currículos diferentes ou inovadores chegaram em minhas mãos desde então? Nenhum.

Todos os currículos que eu recebi, oxalá uns 5% continham alguma coisa diferente do tradicional. Eu não lembro nesse período todo de ter recebido um currículo que destacava o blog do candidato, o perfil dele na Facebook, um link para uma rede social que fosse.



Eu tenho por prática pesquisar o nome dos profissionais no Google ou mesmo no Facebook para dar uma checada na reputação digital que este profissional tem, certamente esta prática é muito mais comum hoje, 2014, do que há 10 anos atrás, como também o acesso a internet, então não tem desculpa.

A Linkedin, como exemplo, é uma rede sensacional totalmente focada em negócios e todo o profissional que entregue um currículo para uma empresa deve, OBRIGATORIAMENTE, ter o seu perfil nessa rede.

Não é mais possível estarmos distantes ou mesmo desconectados das plataformas digitais. Eu estou agora analisando 7 candidatos com os seus respectivos currículos. Sabe qual deles é o que mais se destaca? NENHUM. Sabe qual deles me chamou mais atenção? NENHUM. Porque nenhum dos candidatos se preocupou em colocar o seu link para a rede social.

Hoje em dia, o foco dos processos seletivos, principalmente para vagas de iniciação, não está tanto nas experiências profissionais, mas sim no estilo de vida das pessoas. Como é que você vive e o que é que você compartilha são os pontos chaves. Mas muitos RHs ainda imprimem os currículos e ficam olhando para eles buscando encontrar coisas interessante, então, o que vai ser?

Se você esta buscando neste momento uma vaga, seja lá para qual cargo, não coloque no seu currículo apenas os dados mais comuns, como endereço, telefone, e-mail e etc. Coloque mais coisas, insira o link do seu perfil na Linkedin, na Facebook, no Google +. Dê destaque para isso, pois ficará mais fácil para você se aproximar de quem o esta selecionando.

Pra mim faz uma diferença enorme essas informações, pois eu precisaria ficar pesquisando, por vezes sofrendo para saber quem é quem nas redes. Uma coisa é certa: se você destaca seu link no currículo o acesso será direto, então, fique esperto para o que você publica em seu perfil, pode jogar contra.

Mete broca, bota pra fazer e enriquece o seu currículo com mais informações, com mais conhecimento para que você se diferencie.

Vamos em frente!

Nenhum comentário: