segunda-feira, 16 de junho de 2014

Intraempreendedorismo: você toma a decisão e corre o risco

Se você entrasse em um ônibus que estivesse prestes a explodir, com um maluco homem bomba carregado com TNT dos pés a cabeça, qual seria a sua reação?

Pois bem, é assim que me sinto quando vejo inúmeros profissionais ignorando a sua capacidade de tomar decisões extremas diante de um fato estarrecedor.



Vou explicar: no dia a dia não dá pra ficar pensando por muito tempo sobre como queremos que as coisas aconteçam. É preciso mexer o molho e decidir o que precisa ser feito. Entrar em um ônibus sabendo das circunstâncias suicidas é bobeira. Agora, entrar no ônibus pra trocar uma ideia com o homem bomba para convencê-lo a não fazer aquilo, outra ideia estupida, mas parece coerente para quem não quer perder a vida e não tem como deixar o ônibus.

Bom, neste caso, sinceramente a decisão mais indicada é sair correndo, voar pela janela e torcer para que nenhum estilhaço encontre você pelo caminho.

Mas o fato é que no cotidiano vivemos entre a cruz e a espada. Estamos sempre buscando um ponto de apoio para tomar uma decisão, o que queremos de fato é correr riscos.

Mas quando o assunto é empreender, então não tem como fugir do TNT, não tem como escapar de entrar no ônibus e fazer de tudo para que isso se transforme em um excelente passeio.

O dia a dia do empreendedor, em síntese, é assim, não importa se você esta intra empreendendo, empreendendo ou fazendo algo em prol do ganha ganha da vida. De um lado você tem o calderão pronto para explodir, de outro você tem que tomar a decisão, aceirtar o risco, buscar a adaptação.

O meu cotidiado tem sido muito tumultuado nos últimos 3 anos. Isso se deve ao fato de que eu passei para o intra empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo. Por mais de 5 anos vivi no que chamam de empreendedorismo de start-up. Para entender melhor sobre esses conceitos indico este artigo que escrevi há um tempo atrás.

Pra resumir a diferença ficaria mais ou menos assim. No empreendedorismo de start-up você esta dentro do ônibus com janelas estreitas e apertadas, o que vai dificultar um monte escapar por uma delas. Ou seja, você esta dentro do ônibus e agora é entrar no fluxo e dar um jeito de falar a língua do maluco carregado de TNT para que ele não exploda o ônibus de jeito nenhum.

No intra empreendedorismo ou empreendedorismo comportativo você tem a opção de nem precisar apanhar o ônibus. É sério! você pode morar próximo da empresa e ir trabalhar de bicicleta, faz bem pra sáude. No entanto, se você decide apanhar um ônibus para realizar um trajeto qualquer certamente correrá o risco de encontrar não só um maluco homem bomba, mas também diversas pessoas dentro do ônibus, como o cobrador e o motorista, a senhora idosa precisando de ajuda, o cara lá do fundo que tá curtindo um som altíssimo no seu smartphone de última geração e, de repente, qualquer um pode entrar ou sair e fazer um estrago danado.

Certamente alguns discordam do comparativo, mas meu objetivo é mostrar que uma frente empreendedora esta ligada à outra, respeitando as devidas proporções e mantendo os cenários contextualizados.

Independente da situaçao que você se encontra, seja como a minha situação ou enfiado no meio de um projeto de start-up, o cotiado é explosivo. Nós precisamos estar preparados para diariamente enfrentar homens bombas, precisamos, na verdade nos especializar no desarme de bombas e, precisamos nos especializar no desarme de homens 'bomba'.

Vamos em frente!

Nenhum comentário: