sexta-feira, 11 de março de 2016

Intraempreendedorismo no radar das ações estratégicas

Que o empreendedorismo é um veio de alto impacto para a economia ninguém tem dúvida. Que empreender é algo que demanda força e atitude, ninguém tem dúvida. Mas quando é preciso criar mecanismos para que as pessoas se dediquem de corpo e alma a uma organização, aí sim encontramos dúvidas gigantes para resolver.



Intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo é aquele em pessoas se dedicam à doar-se de corpo e alma à causa que por vezes não é dela.

O intraempreendedorismo é o que move exatamente aquele profissional que busca uma linha de visão mestra alinhada com a visão empresarial de onde trabalha. Ele não pensa em salário, em ganhar mais, em novos cargos ou naquele blá blá blás corporativo.

O intraempreendedor se dedica de corpo e alma para tudo. Não busca recompensas imediatas, pois ele esta preocupado com todos, com o todo. Ele não trabalha para o dono, ele trabalha para as pessoas. Ele trabalha para o projeto, para o sucesso total do produto, do negócio.

Intraempreendedor foca a construção conjunta, o crescimento coletivo, ele não tá nem aí pra méritos próprios. O intraempreendedor como o empreendedor são pessoas apaixonadas, fazem pela paixão, é isso que diferencia um empreendedor de um empregado.

Você conhece pessoas com esse perfil dentro da sua empresa?

No seu negócio, você identifica e valoriza esses profissionais?

A medida de sucesso de todo e qualquer negócio passa pela paixão em que as coisas são feitas. Desenvolver e estimular o intraempreendedorismo e impulsionar profissionais com competências empreendedoras pode fazer uma diferença absurda para o seu negócio.

Eu estou escrevendo este texto, pois conheço inúmeras pessoas que estão dentro de empresas totalmente isoladas, sem serem ouvidas ou sem ter ao menos espaço para empreender. Por vezes, eu as culpo pela falta de atitude e por não virar a própria mesa em busca de uma causa que faça sentido.

Mas muitos empresários não estão nem aí para quem quer mexer o molho secreto das coisas e chacoalhar a bagaça. Tem empresário que fica atrás do seu cajado só dando corda nas engrenagens e se alguma delas afrouxa ele faz questão de delegar para que alguém aperte a arruela pra ele.

Não preciso dizer nada sobre qual é o rumo a ser seguido pelas empresas que querem seguir em frente e botar pra quebrar nesse mundo de turbulência econômica, onde o cliente valoriza quem se diferencia, quem mostra competência, excelência e paixão.

Faça um favor para o seu negócio, puxe pra fora da água os empreendedores da sua empresa, não deixe eles se afogarem!

Vamos que vamos!!!

Abraços e até o próximo!

Jordano

Nenhum comentário: