quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Kanban na Unipar

Olá pessoal, tudo bem?

Quero compartilhar com vocês, pois nesta semana tive um dia muito especial. Fui convidado pelos professores do Curso de Sistemas da Informação da Unipar, para realizar um trabalho referente a Kanban.

A ideia inicial apresentada tinha como desafio resolver algumas dores tanto dos professores, como dos alunos e com isso, construir um modelo de trabalho para apoiar os alunos na organização de suas atividades de estágio. Desta forma, os professores podem 'enxergar tudo' o que precisa ser feito e entender em que momento o aluno está na realização de suas atividades.

Eu não vou entrar em detalhes aqui, pois a Universidade tem o seu modelo pedagógico e entendeu que implementar um quadro visual que contemple o fluxo das atividade/tarefas dos alunos ao longo do ano, para realizar seus projetos de estágio, trará um impacto positivo ao externalizar o processo todo.

Eu sou suspeito para falar sobre o quanto um modelo de gestão à vista é altamente produtivo para qualquer ambiente ou situação, seja na sua casa, no seu departamento, na sua empresa. Enxergar o todo é tudo!

Kanban é visibilidade, é fluxo contínuo, é sistema puxado, é trabalho em progresso. Fico imaginando se todas as escolas, universidades, empresas, pudessem inserir um quadro visual para enxergar ou mesmo modelar seus processos, entender o andamento das coisas, como isso poderia mudar o mundo, como isso poderia deixar os negócios mais versáteis e as pessoas e equipes mais produtivas.

Mas o fato é que desejo muita força e determinação para o time da Unipar de Sistema da Informação, para que sigam em frente, não deixem de avançar na inspeção, na adaptação necessárias para que a evolução deste modelo sistêmico que juntos construímos perdure e possa se transformar em uma grande revolução no modelo educacional.

Não tenho dúvidas de que ensinar e aprender com um ambiente visual, previsível, sistêmico, ágil é altamente produtivo, empolgante e de crescimento para todos.

Especialmente ao alunos, encarem o Kanban, os seus cartões, os seus sinais, passos e tudo o mais que for construído como se só isso interessasse. Acreditem, nada pode impactar tão positivamente na vida de todos que adotar métodos de produtividade pessoal. Precisamos parar de começar e começar a terminar, entregar pouco, mas com valor!

Aos professores, contem comigo para apoiar no que for necessário. É o primeiro passo e ele precisa ser movimentado com iteratividade e novos incrementos. Olha foto da galera abaixo.





Vamos que vamos!

Abraços!

Jordano Gonzatto
Empolgado demais com a revolução nos modelos de educação e gestão.



Nenhum comentário: