segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Segmentação de mercado: um insumo vital para o marketing agrícola

Se 2017 é o ano em que você mais vai fuçar em segmentação e perfil comportamental do consumidor, desejo que o ano seja fantástico.

Neste post apresento um dos livros sobre segmentação que estou lendo e o porquê de tê-lo adquirido.



Primeiro que é um livro profundo, composto por vários autores e dentre os assuntos abordados, os autores inserem o entendimento sobre segmentação para o agronegócio e mercado rural.

A temática apresentada para o agronegócio é:

Segmentação de mercado: um insumo vital para o marketing agrícola - José Luis Tejon
Abordagem da segmentação no mercado rural - Paulo Secches


Os autores que escreveram sobre os temas são ótimos e com histórico de trabalhos magníficos.

Então, penso que mergulhar no estudo de segmentação venha de fato a ser um diferencial atraente para qualquer gestão que tenha a devida visão de mercados turbulentos, negociações adaptativas, dentre outros elementos impactantes dos tempos de hoje como é a gestão do produtor rural.

Em breve trarei mais informações para todos. Mas o ponto que quero tocar para fechar esta mensagem esta para as linhas de estudo e trabalho que tenho me dedicado ultimamente, onde segmentação e marketing para o agronegócio esta no topo das prioridades.

Para começar o ano publicando coisa boa, então nada mais arranjado que introduzir um pouco mais dos resultados destes estudos e oportunizar um conhecimento específico e que está em extrema onda na gestão nas empresas.

O livro Segmentação - opções estratégicas para o mercado brasileiro é de 1991, tem 300 páginas, é um clássico, super completo, com ampla visão para o mercado brasileiro, traz os fundamentos que procuro para internalizar os estudos e estruturar a aplicação de cada tema no eixo prático das empresas. Como estou atuando diretamente com empresas do Agro - indústrias, distribuidores, cooperativas, canais e revendas - minha aplicação tem sido de extrema dedicação para entregar mais e melhor para os clientes, pois nada mais prioritário que entregar valor e fundamentações para seus clientes.

É nessa linha que precisamos seguir, então, trazer o tema segmentação para um artigo aqui no blog sem ser muito superficial, sob a ótica do agro, é difícil, digo, é complexo. Preciso amadurecer bem o estudo para começar a compor opiniões. Confesso que sou um pouco lento nisto, mas eu vou me virando. Então, vamos falar de ...

Segmentação de mercado: um insumo vital para o marketing agrícola

Eu escolhi esse título para o artigo não foi à toa, gostei demais da inserção dele na visão do Tejon, pois para o marketing agrícola, de fato, segmentação é um insumo vital, eu concordo. Seja para acesso ao mercado, mapeamento de potencial, execução de modelos como o IDIP, táticas de vendas, criação de programas de relacionamento, planejamento de serviços, atendimentos, CRM, enfim, para uma grande esfera de práticas a segmentação se encaixa como uma luva.

Eu sou viciado em métodos ágeis, não escondo de ninguém e para mim a adoção de segmentação é um meio essencial para se atingir alvos móveis. O consumidor produtor rural é de um comportamento exigente, pragmático, sistêmico, para alguns, tecnicista, seja conservador, moderado ou arrojado, o comportamento dessas pessoas sofre grandes variações pela dinâmica de seu trabalho, pelo volume de necessidades que estes empreendedores buscam, portanto, fica nítida a performance que segmentar, ou seja, organizar blocos de perfis, facilita a abordagem e construção de ofertas de valor.

Fonte: Livro Segmentação, mostra as duas estratégias, uma com segmentação e outra por difusão.

Tejon, em seu artigo, introduz "O eforque estratégico do agruibusiness" e trata da "Segmentação econômica e por demanda derivada", pois o agribusiness tem como filosofia a identificação "nicho por nicho", do consumidor final ao produtor.

"A segmentação, nesta visão sistêmica, permite fundamentar com precisão um programa de investimentos em pesquisa tecnológica a nível de insumos ou produção rural. Permite também estabelecer previsões e tendências mais realistas, além de orientar o gerenciamento estratégico das companhias, em sintonia com o dinamismo do agribusiness". José Luis Tejon
Mas o importante de toda essa história que estou contando está no cruzamento ou intersecção entre MARKETING & AGRIBUSINESS. E este é título do livro que o Tejon, em conjunto com o Sr. Coriolano Xavier, escreveram, o que nos leva a entender que estamos tratando dos primeiros estudos sobre o assunto, considerando segmentação como um tema que focaliza melhor a dor, pois concentra-se no comportamento, nas tendências. Mas não deixando de lado a necessidade mergulhar em definitivo na Matriz do Agronegócio, aprofundar ainda mais os desdobramentos sobre o mercado agrícola e nossas visões de futuro.



Vamos em frente, até o próximo post.

Abraços

Jordano Gonzatto





Nenhum comentário: