segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Mantra do empreendedor

Tem um post aqui, publicado pelo fantástico pessoal do @empreendemia, que mostra como é lindo fazer da missão empresarial um mantra sonoro e dito para os sete mares. O post referencia um cara que é extraordinário quando o assunto é empreendedorismo de startup (empresas iniciantes). Esse cara é o Guy Kawaski, o grande e eterno evangelista da Apple.

Mas vamos ao que é fato sobre Mantra partindo de alguns tweets de uma discussão que abri com o @ricardoalper sobre o assunto.

A discussão surgiu porque estamos dentro da Vistra, a startup da @Datacoper para o desenvolvimento do negócio de BI (Business Intelligence). A Vistra nasceu há pouco mais de 2 meses e já emplacou um emaranhado fantástico de trabalhos em inteligencia de negócios dentro de grandes cooperativas da agroindustria brasileira.

Como toda Startup, a Vistra precisa criar sua essência, identificar seus pontos fortes e enaltecê-los como empresa, como organismo vivo. Algumas coisas já foram definidas, tais como o nome, a marca, o modelo de precificação, o público-alvo de nosso produto, o direcionamento que a Vistra precisa quanto a competências estratégicas para evolução de seus produtos e serviços. Enfim, a Vistra já tem uma série de coisas desenhadas pela sua equipe, algumas em análise, outras em simulação e outras em testes.

Dentre o emaranhado de artefatos corporativas que são ‘padrões’ para toda empresa, ou seja, definição de valores, missão, visão, objetivos estratégicos, planos de ações e etc etc etc. Começamos a discussão para definir nosso MANTRA.  A primeira pergunta que me fiz foi, por que usar um Mantra? O ele vai fazer de diferente para uma Startup? Diante disso novas perguntas surgiram, tais como, qual é a importância de adotar um MANTRA para um produto/serviço/negócio? O que é um mantra?

Breve explicação

Mantra é uma junção de mente e de alavanca, ou seja, para uma startup adotar um mantra é como seguir um poema, um evangelho para o dia. Adotar um mantra para um empreendedor significa seguir um conjunto de valores, frases, versos ou metáforas faladas pelas atitudes. Da história percebemos que o mantra tem várias funções, motivar a concentração, energizar pessoas, potencializar, cantar. Mas o principal é que o mantra seja entendido, as palavras precisam ser entendidas, estar claras e praticáveis. Tanto o produto/serviço/negócio precisa estar executando o mantra como as pessoas que o ecoam, o executam também.

Certo, mas e daí, mantra pode ou não pode ser entendido ou comparado com a missão da empresa? Mantra está mais para um conjunto de valores que juntos formem uma canção/poema?

Definição que adotamos para a Vistra

Na visão do @ricardoalper e, também na minha, um mantra está mais para o que a nossa empresa faz em poucas palavras do que aonde queremos chegar, que é a missão. Portanto, chegamos a conclusão de que nossa missão seguirá com uma direção diferente de nosso Mantra. Mas, antes de definirmos claramente qual é a nossa missão, vamos adotar nosso mantra para orientar nossas ações e fazer com que nossas idéias e ações atinjam os sete mares. 

Como dica, percebemos que naturalmente descrevemos nosso mantra ao começar a partilhar de nossas idéias com os clientes e os potenciais clientes. O mantra foi definido mas ele já existia em nossas práticas e também é uma consequencia da solução que desenvolvemos em business intelligence. Então, se você ainda não tem a dimensão do mercado que pretende atingir com seu negócio, recomendamos adotar um MANTRA para lhe dar força e energizar suas ações de comunicação e prática.


Nosso Mantra

Transforme dados.
Gerencie o desempenho.
Visualize a estratégia.

Até o próximo post!

Posted via email from Jordano Gonzatto

Nenhum comentário: